Escoteiros católicos da França comemoram centenário de fundação em Lourdes
Por ocasião do centenário de fundação do Escotismo católico na França, centenas de escoteiros se reuniram em Lourdes para celebrarem a data comemorativa juntos a Nossa Senhora
Redação (18/07/2022 12:00, Gaudium Press) Cerca de 300 escoteiros católicos dos três principais grupos da França se reuniram em Lourdes para celebrar o centenário do escotismo católico.
No último sábado, 16 de julho, o Arcebispo de Auch, Dom Bertrand Lacombe, celebrou uma Missa para os escoteiros. Missa que foi seguida por uma procissão em honra a Nossa Senhora.
Por fim, os três grupos, os Escoteiros da França, Escoteiros Unitários da França e os Escoteiros da Europa, tiveram um momento animado de convivência.
Lourdes é considerada um lugar simbólico para o escotismo. Com efeito, desde 1920 grupos de escoteiros de todo o mundo vão à Lourdes em peregrinação e se colocam à disposição dos enfermos e necessitados.
Unidade e fundador
No encontro do último sábado, os escoteiros demonstraram ter uma admirável unidade ao cantar juntos o “cântico da promessa”.
O cântico da promessa é considerado o hino do escotismo católico e faz referência aos 5 principais pilares do movimento: Deus, a Igreja, a Pátria, a ajuda ao próximo e a observância da Lei.
O cântico foi composto pelo sacerdote Jacques Sevin. Declarado servo de Deus por Bento XVI, o jesuíta Jacques Sevin foi o fundador dos Escoteiros da França, em 1920. (FM)
Deixe seu comentário