Gaudium news > Sacerdote brasileiro se torna capelão do Santuário de Lourdes

Sacerdote brasileiro se torna capelão do Santuário de Lourdes

O capelão não é o responsável pelo Santuário, sua função é extremamente pastoral, ele está ali para celebrar missas e atender os peregrinos em confissão.

Sacerdote brasileiro se torna capelao do Santuario de Lourdes 1

Foto: Cathopic/Foulques.

França – Lourdes (15/07/2022 10:11, Gaudium Press) O Santuário de Lourdes, França, terá, a partir do dia 1º de setembro, um brasileiro no seleto grupo de quase 40 capelães que atendem diariamente os peregrinos. O Padre Paulo Dalla Dea foi o escolhido para divulgar a mensagem de Lourdes para o mundo inteiro.

O sacerdote explicou que a função do capelão é extremamente pastoral, ele não é o responsável pelo Santuário, mas está ali presente para celebrar missas, atender os peregrinos em confissão e em suas necessidades espirituais.

Sacerdote brasileiro se torna capelao do Santuario de Lourdes 3

Um dos maiores centros de peregrinação do mundo católico

Por ser um dos maiores centros de peregrinação do mundo católico, o Santuário de Lourdes possui uma equipe de médicos e cientistas, de várias línguas e nações, encarregados de comprovar ou não os milagres que acontecem.

“E nesse lugar de graça, a minha missão é de atender as pessoas falantes do português: brasileiros, portugueses, angolanos, moçambicanos, cabo-verdianos e etc. Sou o primeiro capelão falante de português”, comentou o Padre Dalla Dea.

Sacerdote brasileiro se torna capelao do Santuario de Lourdes 2

Foto: Cathopic/pfermin7.

Missionário da misericórdia

Entre 2015-2016, quando a Igreja celebrou o Ano do Jubileu da Misericórdia, o Padre Paulo Dalla Dea se colocou à disposição do Papa Francisco para se tornar um Missionário da Misericórdia.

Ao término daquele Ano Jubilar, o Pontífice enviou uma carta ao sacerdote pedindo que ele continuasse como missionário da misericórdia de forma definitiva. Dois anos depois, recebeu o convite para atuar no santuário de São João Maria Vianney, em Ars, se tornando o primeiro missionário brasileiro a trabalhar ali.

O reitor do Santuário de Lourdes, sabendo que o sacerdote falava português e estava para concluir seu mandato em Ars, pediu para que ele fosse para Lourdes. “Quero que a mensagem de Nossa Senhora de Lourdes para Bernadete seja divulgada como uma prática concreta do Evangelho de Cristo”, ressaltou o Padre brasileiro.

Sacerdote brasileiro se torna capelao do Santuario de Lourdes

Quem é o capelão brasileiro em Lourdes?

Nascido na cidade paulista de Dois Córregos, Paulo Dalla Dea ingressou no seminário dos missionários claretianos aos 18 anos, de onde seguiu para o seminário diocesano de São Carlos, sendo ordenado sacerdote no dia 2 de fevereiro de 1992.

Com 30 anos de idade, o Padre Dalla Dea já possui mestrado em Teologia Pastoral com especialização em Adolescentes e Crisma, doutorado em Educação e Religião e um Pós-Doc no Canadá, em Ciências da Religião, além de ser professor na Faculdade Jauense. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas