Aumenta o número de pessoas “sem religião” na Argentina
Segundo um estudo de Voices!, centro de pesquisas e investigação, o número de argentinos que se declaram ateus aumentou na última década
Redação (14/06/2022 16:10, Gaudium Press) Fundada pelas sociólogas, Marita Carballo e Constanza Cilley, o centro de pesquisas e estatísticas Voices! publicou um estudo que mostra o aumento do ateísmo, na Argentina.
A pesquisa mostra que na última década o número de pessoas que se declaram sem religião aumentou consideravelmente. Um entre cinco argentinos se declara “sem religião”.
Ainda assim, 56% das pessoas se definem como uma pessoa religiosa, e 63% declaram que Deus tem um papel importante em suas vidas.
Marita Carballo descreve em um artigo no periódico argentino Clarín que os católicos são menos numerosos que anos atrás.
Em 2000, 84% da população se declarava católica, contra 52% em 2022. A assiduidade à igreja também sofreu uma diminuição: apenas 27% das pessoas vão pelo menos uma vez por mês à igreja.
O estudo aponta que houve um aumento no número de pessoas que buscam outras religiões ou outros tipos de práticas religiosas. 43% da população declara que faz diariamente uma oração ou meditação.
O artigo citado explica que para a maioria das pessoas a religião é fazer bem aos outros e não necessariamente assistir cerimônias e praticar determinados ritos.
O estudo revela que os escândalos de corrupção e de abusos sexuais aumentaram o descrédito da Igreja Católica. Em 2022, apenas 31% declaram confiar na Igreja contra 52%, em 2017. (FM)
Deixe seu comentário