Manto de Nossa Senhora de Nazaré começa a ser confeccionado
O manto que envolverá a imagem de Nossa Senhora de Nazaré durante a festa do Círio deste ano de 2022 será apresentado ao público no dia 6 de outubro.
Belém – Pará (03/06/2022 10:02, Gaudium Press) Os preparativos para a celebração do Círio de Nazaré desta ano de 2022 já foram iniciados, apesar da festa ser realizada apenas em outubro. No último domingo, 29 de maio, o cartaz de divulgação do evento foi divulgado em uma cerimônia solene realizada no Santuário de Nazaré.
Os organizadores do evento anunciaram que o manto que envolve a imagem de Nossa Senhora de Nazaré já começou a ser confeccionado e será apresentado ao público no dia 6 de outubro durante missa celebrada na Basílica Santuário. A criação do manto está sendo feita pela ilustradora Aline Folha e pela estilista Stela Rocha.
Sempre dá um frio na barriga
Apesar de já ter desenhado o manto nos anos de 2016 e 2017, Aline confessa que “como das outras vezes, sempre dá um frio na barriga, uma espécie de medo que vem junto com a felicidade”. A ilustradora, que foi a responsável pelo cartaz do Círio de 2018, revela ainda que o convite veio num momento muito especial, pois ela está grávida do primeiro filho, após anos de tentativas. A notícia “veio exatamente num momento em que fiquei em paz e entreguei tudo nas mãos de Nossa Senhora de Nazaré”.
O processo de criação do manto contou com um momento de estudo do tema, à base de muita leitura e tendo que buscar inúmeras imagens de inspiração. No momento em que sentiu que lhe faltavam elementos, realizou uma visita à Basílica Santuário, procurando entender o significado de vários elementos ali representados. “Após esta pesquisa e visita entendi que o meu desenho para este manto teria o momento da Anunciação como inspiração. O processo de criação deste manto foi bem intenso e precisou ser rápido, mas também simples”, explicou.
A inspiração para a escolha das cores do manto
A confecção do manto de Nossa Senhora de Nazaré ficou sob a responsabilidade de Stela Rocha, que recebeu este convite pela terceira vez. As outras duas foram nos anos de 2014 e 2015. Ela não esconde sua emoção em ser a responsável pelo manto de 2022 e revela ainda que “a inspiração para a escolha das cores e do material do manto foi baseada no tema do Círio 2022, ‘Maria, Mãe e Mestra’, e em toda a minha fé. Costurar sempre foi muito mais do que só uma atividade profissional, foi uma forma de interagir com as pessoas”. (EPC)
Deixe seu comentário