Gaudium news > Divulgado o programa da viagem do Papa Francisco ao Congo e ao Sudão do Sul

Divulgado o programa da viagem do Papa Francisco ao Congo e ao Sudão do Sul

Entre os dias 2 a 7 de julho o pontífice realizará sua 37ª visita apostólica, viajando para dois países: a República Democrática do Congo e o Sudão do Sul.

Divulgado o programa da viagem do Papa Francisco ao Congo e ao Sudao do Sul 1

Foto: Divulgação.

Redação (30/05/2022 15:01, Gaudium Press) A Sala de Imprensa do Vaticano divulgou o programa oficial da 37ª visita apostólica do Papa Francisco. Entre os dias 2 a 7 de julho o pontífice viajará para dois países: a República Democrática do Congo e o Sudão do Sul.

República Democrática do Congo

No sábado, 2 de julho, o Santo Padre partirá às 9h30 do Aeroporto de Roma Fiumicino para a capital Kinshasa (Congo). Após um voo de seis horas e meia, será recepcionado no aeroporto e se deslocará até o “Palais de la Nation” onde será realizada a cerimônia de boas-vindas, a visita de cortesia ao presidente Félix Tshisekedi na Salle Présidentielle e o encontro no jardim do Palácio com as autoridades e o corpo diplomático, oportunidade em que fará o primeiro discurso da viagem. Ainda no primeiro dia, ele fará um encontro privado na Nunciatura Apostólica com os membros da Companhia de Jesus local.

No segundo dia, 3, no Congo, Francisco terá apenas dois compromissos em sua agenda. O primeiro deles será a celebração de uma Santa Missa às 08h no aeroporto de Ndolo em Kinshasa, ao final da qual o Papa recitará o Angelus. Às 18h, ele se encontrará com Bispos, sacerdotes, religiosos e seminaristas na Catedral “Notre Dame du Congo”.

No dia 4 de julho, o Santo Padre irá de Kinshasa para North Kiwu, província do extremo leste do país. Seu primeiro compromisso, será a celebração de uma Santa Missa no Campo de Kibumba ao meio-dia; às 17h00, se encontrará com as vítimas da violência no Centro de Acolhimento da Diocese de Goma. Às 18h30, desloca-se para o aeroporto para regressar a Kinshasa.

Divulgado o programa da viagem do Papa Francisco ao Congo e ao Sudao do Sul

Foto: Divulgação.

Sudão do Sul

Na terça-feira, 5 de julho, o Papa partirá para Juba, capital do Sudão do Sul. Mas antes, ele se encontrará com os jovens e os catequistas no Estádio dos Mártires às 8h40. Em seguida será realizada uma cerimônia de despedida no aeroporto “Ndjili” às 10h10. A chegada do Pontífice em Juba está prevista para às 15h.

No Sudão do Sul, Francisco fará uma visita de cortesia ao presidente Salva Kiir Mayardi. Logo depois, se encontrará com os vice-presidentes do Sudão do Sul e, no jardim do Palácio Presidencial, com autoridades e corpo diplomático. Para a ocasião, está previsto um discurso do Papa.

Na quarta-feira, 6 de julho, o Pontífice visitará o “Campo para deslocados internos” em Juba, às 8h45. Às 11h30, ele se encontrará de forma privada com os jesuítas do Sudão do Sul na Nunciatura Apostólica.

Às 17h, o Papa se reunirá com bispos, sacerdotes e religiosos na Catedral de Santa Teresa. Às 18h30, a oração ecumênica no Mausoléu “John Garang”. Francisco retornará para este mesmo local na manhã de 7 de julho, onde celebrará a última Missa da viagem, às 8h. Às 10h45, o Pontífice seguirá até o aeroporto para a cerimônia de despedida. Sua chegada no Aeroporto Fiumicino, em Roma, está prevista para às 18h05. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas