Gaudium news > Brasil ganha dois novos Cardeais: Dom Leonardo Ullrich Steiner e Dom Paulo Cezar Costa

Brasil ganha dois novos Cardeais: Dom Leonardo Ullrich Steiner e Dom Paulo Cezar Costa

Outros dezenove novos Cardeais serão criados em Consistório agendado para ser realizado no dia 27 de agosto deste ano.

Brasil ganha dois novos Cardeais Dom Leonardo Ullrich Steiner e Dom Paulo Cezar Costa

Foto: Divulgação/CNBB.

Redação (30/05/2022 10:03, Gaudium Press) O Papa Francisco anunciou no último domingo, 29 de maio, Solenidade da Ascensão do Senhor, um Consistório que será realizado no dia 27 de agosto, no qual serão criados 21 novos Cardeais.

Dentre os novos purpurados estão dois brasileiros: Dom Leonardo Steiner, Arcebispo da Arquidiocese de Manaus (AM), e Dom Paulo Cezar Costa, Arcebispo da Arquidiocese de Brasília (DF).

O Santo Padre exortou aos fiéis reunidos na Praça de São Pedro para que rezem pelos novos Cardeais “para que, confirmando a sua adesão a Cristo, me ajudem no meu ministério de Bispo de Roma para o bem de todo o fiel Povo Santo de Deus”.

Leonardo Steiner

Foto: Elza Fiúza/Abr – Agência Brasil, CC BY 3.0 br, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=20657133

Dom Leonardo Ullrich Steiner

Nascido no dia 6 de novembro de 1950, na cidade catarinense de Forquilhinha, Dom Leonardo Steiner fez ingressou na Ordem dos Frades Menores (OFM) no dia 20 de janeiro de 1972.

Entre os anos de 1973 a 1978, cursou Filosofia e Teologia em Petrópolis (RJ), sendo ordenado sacerdote no dia 21 de janeiro de 1978. No ano de 1995, iniciou seus estudos de mestrado em Filosofia no Pontifício Ateneu Antoniano, em Roma, mesma instituição onde fez seu doutorado.

No dia 2 de fevereiro de 2005 foi nomeado Bispo pelo Papa João Paulo II para a Prelazia de São Félix do Araguaia (MT), sendo ordenado no dia 16 de abril do mesmo ano, adotando como lema episcopal “Verbum Caro Factum” (“Verbo feito carne”).

Entre os anos de 2011 a 2019, foi secretário geral da CNBB. No dia 21 de setembro de 2011, o papa Bento XVI o nomeou bispo auxiliar de Brasília. Em 27 de novembro de 2019, o Papa Francisco o nomeou Arcebispo metropolitano de Manaus (AM).

Dom Paulo Cezar Costa

Foto: Divulgação/Diocese de São Carlos (SP).

Dom Paulo Cezar Costa

Nascido no dia 20 de julho de 1967, em Valença (RJ), Dom Paulo Cezar Costa foi ordenado sacerdote no dia 5 de dezembro de 1992, na Diocese de Valença. Possui graduação em Teologia pelo Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro (1991), Mestrado (1998) e Doutorado (2001) em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana.

Foi vigário paroquial, pároco, diretor e professor do Departamento de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), reitor do seminário e diretor do Instituto de Filosofia e Teologia Paulo VI, em Nova Iguaçu (RJ) .

Foi nomeado Bispo auxiliar do Rio de Janeiro em 2010. Entre os anos de 2011 a 2015, atuou como membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé, na CNBB. Em 2016 foi nomeado Bispo de São Carlos (SP).

Em 2020, foi nomeado como membro da Pontifícia Comissão para a América Latina, membro do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e membro do grupo de bispos consultivos do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM). Em 21 de outubro do mesmo ano, o Papa Francisco o nomeou Arcebispo Metropolitano de Brasília. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas