O que é a “Oitava de Páscoa” ?
A alegria da Igreja pela Ressurreição de Cristo dentre os mortos se estende de domingo a domingo, na semana que é conhecida como “Oitava de Páscoa”
Redação (18/04/2022 12:00, Gaudium Press) Após o domingo da Páscoa, domingo da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, a Igreja Católica celebra a Oitava de Páscoa.
A alegria da Igreja pela Ressurreição de Cristo é tão grande que, não contente em celebrá-la apenas durante um dia, a Igreja comemora a vitória de Jesus Cristo sobre a morte ao longo de toda uma semana.
A Oitava de Páscoa é constituída pelos oitos dias que seguem o domingo de Páscoa: ela começa com o próprio domingo da Ressurreição e vai até o domingo seguinte, conhecido como o domingo da Misericórdia (como foi chamado por São João Paulo II).
O domingo da Misericórdia também é conhecido tradicionalmente como domingo in albis (domingo em branco), que vem da expressão latina original: Domenica in albis vestibus – Domingo em vestes brancas .
De fato, na tradição da Igreja, os catecúmenos batizados na noite de Páscoa eram revestidos com uma veste branca, símbolo da purificação espiritual concedida pelo sacramento do batismo.
Durante a oitava de Páscoa, os néofitos assistiam as Missas revestidos com essa túnica branca até o domingo seguinte, quando eram por fim despojados da veste material e se comprometiam a manter a alma purificada.
A origem da Oitava da Páscoa começa ainda no Antigo Testamento, com a festa dos Tabernáculos (Lv 23-26). O próprio Deus falou com Moisés sobre a duração de oito dias para a festa dos Tabernáculos, originalmente uma festa agrícola.
Durante a Oitava de Páscoa, as Santas Missas repetem as mesmas orações do domingo de Páscoa, pois afinal se trata de um único e mesmo dia de festa. (FM)
Deixe seu comentário