O Papa Francisco viajará para o Líbano?
Através da sua conta no Twitter, o presidente do Líbano, Michel Aoun, afirmou que o Pontífice visitará o país. A Santa Sé entretanto não confirma a informação.
Cidade do Vaticano (07/04/2022 10:04, Gaudium Press) O presidente do Líbano, Michel Aoun, divulgou esta semana, através da sua conta no Twitter, que o Papa Francisco visitará o país em breve.
“Os libaneses esperam por esta visita há algum tempo para expressar a sua gratidão pela atenção da Sua Santidade em relação ao Líbano e para lhe agradecer pelas iniciativas que empreendeu pelo país e pelas orações que ele tem oferecido por sua paz e sua estabilidade”, afirmou o governante.
Diante do anúncio, que já circula como certo em diversos meios de comunicação, o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, se manifestou trazendo a versão oficial da Santa Sé. Segundo ele, esta viagem “é uma hipótese em estudo”.
Encontro de Francisco com o presidente do Líbano
No dia 22 de março o Papa Francisco recebeu o presidente libanês no Vaticano. Em seguida, Aoun se encontrou com o Cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado, acompanhado de Dom Paul Richard Gallagher, secretário para as Relações com os Estados.
Durante os encontros foram abordados diversos temas, dentre eles: os graves problemas socioeconômicos que a nação está vivendo, a situação dos refugiados, as próximas eleições legislativas e as consequências desastrosas da explosão no porto de Beirute de 4 de agosto de 2020.
Francisco deseja visitar o Líbano
Em diversas ocasiões o Papa Francisco manifestou seu desejo de visitar o Líbano. Durante uma Audiência Geral, realizada um ano após a explosão no porto da capital, o Pontífice rezou pelas vítimas dessa tragédia e por suas famílias acrescentando “o meu desejo de ir visitá-los é grande e não me canso de rezar por vocês para que o Líbano torne a ser uma mensagem de fraternidade, uma mensagem de paz para todo o Oriente Médio”.
No dia 8 de março de 2021, em seu retorno do Iraque, durante coletiva de imprensa com jornalistas, o Papa Francisco revelou uma promessa feita, através de uma carta ao Cardeal Bechara Raï, de visitar o Líbano.
Papas que já visitaram o Líbano
São João Paulo II visitou o Líbano no ano de 1997, tornando-se o primeiro Papa a visitar o país. O seu sucessor, o Papa Bento XVI, visitou o país dos Cedros no ano de 2012, sendo a última viagem do seu pontificado. No ano de 1964, o Papa Paulo VI pôs os pés em solo libanês, permanecendo por uma hora em Beirute, entretanto, o Pontífice estava a caminho do Congresso Eucarístico em Mumbai, na Índia, portanto não era uma visita propriamente dita ao país dos Cedros. (EPC)
Deixe seu comentário