Bélgica: Catedral de Tournai celebra 850 anos de sua dedicação
A Catedral de Notre-Dame de Tournai, na Bélgica, faz parte do maior patrimônio religioso de Valônia, tendo sido listada no ano 2000 como Patrimônio Mundial da UNESCO.
Bélgica – Tournai (29/03/2022 15:39, Gaudium Press) O Cardeal Jozef De Kesel, Arcebispo de Malinas-Bruxelas, será o enviado especial do Papa Francisco para participar da cerimônia pelos 850 anos da dedicação da Catedral de Notre-Dame em Tournai, Bélgica, que será celebrada no próximo domingo, 22 de maio.
Patrimônio Mundial da UNESCO
A Catedral de Notre-Dame de Tournai, na Bélgica, faz parte do maior patrimônio religioso de Valônia, tendo sido, desde o ano 2000, listada como Patrimônio Mundial da UNESCO. A sua construção foi iniciada na primeira metade do século XII.
A consagração do templo ocorreu no dia 9 de maio de 1171, entretanto, no ano de 1566, a catedral foi seriamente danificada, primeiro pelo saque dos iconoclastas e depois durante a Revolução Francesa. No ano de 1940, sofreu com os bombardeios alemães e em agosto de 1999 foi atingida por um tornado.
Restauração da Catedral da “Cidade dos Cinco Campanários”
Após este último desastre, o governo local se uniu com a Igreja Católica em um projeto de revitalização do templo religioso e de toda a região. A partir daí foi iniciada a longa jornada de restauração da Catedral e reimplantação econômica da “Cidade dos Cinco Campanários”.
Um dos aspectos que distinguem a Catedral de Tournai é sua nave românica excepcionalmente ampla, com um total de 134 metros de comprimento. Além disso, a escultórica dos seus capitéis e um transepto com cinco torres constituem a arte gótica desse templo. (EPC)
Deixe seu comentário