Faleceu o Cardeal Antonios Naguib, patriarca emérito dos coptas católicos
O Cardeal Antonios Naguib, patriarca emérito dos coptas católicos faleceu na madrugada da última segunda-feira
Redação (28/03/2022 17:20, Gaudium Press) Faleceu na madrugada do dia 27 para o dia 28 de março o Cardeal Antonios Naguib, Patriarca emérito de Alexandria.
O Cardeal estava internado na UTI do hospital italiano no Cairo em razão de uma insuficiência renal que agravou seu estado de saúde.
O Patriarca Naguib era o segundo filho de uma família profundamente católica. Nasceu em 18 de março de 1935 na cidade de Salamut no Egito.
Sua irmã mais velha, Maria Georgette é atualmente a superiora geral da congregação das religiosas egípcias do Sagrado Coração.
Ardor pastoral
Cardeal Naguib foi admitido no seminário menor do Cairo com apenas 9 anos de idade. Continuou seus estudos no seminário maior de Tanta e depois de Maadi.
Em 1955 foi enviado para o Colégio Pontifical da “Propaganda Fidei” para estudar teologia. Em 1958, retornou ao Egito para fazer o serviço militar e em 1960 foi ordenado sacerdote.
A partir de 1964, passou a ensinar Sagradas Escrituras no seminário patriarcal de Maadi e contribui ativamente em uma nova tradução do Novo Testamento para o árabe.
Em 1977 foi eleito bispo de Minya. Na diocese se destacou pelo cuidado espiritual dos clérigos: promovia formações, retiros mensais e anuais, além de cursos de formação religiosa para os leigos.
Patriarca de Alexandria e Cardeal
Teve que renunciar ao governo da diocese de Minya devido a problemas de saúde. Mas em 30 de março de 2006 foi eleito, no sínodo dos Bispos católicos coptas, Patriarca de Alexandria. Em abril recebeu a comunhão eclesiástica de Bento XVI.
Em 2010 teria que pedir renúncia do patriarcado por causa da idade. Porém, os participantes do sínodo patriarcal pediram unanimemente que ele continuasse a exercer a função. Só em 2013 sua renúncia foi oficialmente aceita pelo Papa.
Em novembro de 2010, foi eleito Cardeal por Bento XVI e pôde participar como eleitor no conclave que elegeu o Papa Francisco, em 2013.
Com o falecimento do Cardeal Naguib, o Colégio Cardinalício fica composto de 119 cardeais eleitores e 92 não eleitores. (FM)
Deixe seu comentário