Iniciada nova fase da restauração do órgão de Notre-Dame de Paris
A restauração do órgão maior da catedral de Notre-Dame de Paris avança mais uma fase com o trabalho de descontaminação dos tubos
Redação (28/03/2022 14:15, Gaudium Press) Depois de ter escapado miraculosamente do incêndio que atingiu Notre-Dame, o órgão principal da Catedral de Paris está sendo restaurado.
A restauração dos 8 mil tubos do órgão começou no último dia 22 de março no atelier Cattiaux-Chevron, na região francesa de Corrèze.
Os trabalhos estão previstos para que o órgão possa ser reouvido na reabertura da catedral em 2024.
O grande órgão da catedral foi preservado das chamas e da enorme quantidade de água usada pelos bombeiros para controlar o incêndio.
O mesmo não aconteceu com o pequeno órgão do coro alto que recebeu uma enorme quantidade de água e terá que ser totalmente refeito.
Graças à preservação do instrumento, o trabalho de restauração consiste sobretudo na descontaminação e limpeza dos tubos.
O chumbo que se desprendeu durante o incêndio se espalhou em partículas por toda a catedral inclusive nos mais de 8 mil tubos do órgão.
Monumento histórico
Com 8 mil tubos repartidos em 115 conjuntos e com 5 teclados, o órgão de Notre-Dame é o maior instrumento musical da França e um dos mais conhecidos no mundo.
Classificado como um monumento histórico pelo ministério da cultura da França, o grande órgão de Notre-Dame foi reconstruído por Aristide Cavaillé-Coll em 1868.
Aristide Cavaillé-Coll foi um grande organeiro do século XIX, não apenas pelos instrumentos que construiu pela França e pela Europa mas também por suas invenções técnicas. (FM)
Deixe seu comentário