Prefeitura de Paris vai exonerar Catedral de Notre-Dame de impostos
A prefeitura de Paris anunciou que não vai cobrar o imposto do uso do espaço público que é utilizado na reconstrução da Catedral de Notre-Dame
Redação (24/03/2022 11:17, Gaudium Press) A prefeitura de Paris decidiu exonerar o Organismo Público responsável pela reconstrução da Catedral de Notre-Dame.
A decisão ocorre após a polêmica sobre a taxação de impostos referentes à utilização do espaço público como canteiro de obras.
Entre promessa incumpridas e cobranças exigidas
A polêmica se deve à incoerência da Prefeitura de Paris que, na pessoa da prefeita Anne Hidalgo, havia prometido 50 milhões de euros para ajudar a reconstrução da catedral logo após o incêndio.
Contudo, com a chegada surpreendente de doações vindas da França e do mundo inteiro, Anne Hidalgo modificou sua promessa. A soma prometida serviria para reformar e melhorar o bairro onde está a igreja, mas não a catedral em si.
Por fim, em fevereiro passado, tornou-se pública a informação que a prefeitura pretendia taxar as obras de reconstrução. O valor do taxa era cerca de 3,4 milhões de euros por ano.
Confirmada a exoneração da Catedral de Notre-Dame
A exoneração dos impostos foi anunciada pelo deputado da cidade Emmanuel Grégoire na última quarta-feira, 23 de março.
Apesar da notificação, o deputado declarou que as autoridades vão decidir quando e como a exoneração vai ser aplicada e afirmou que ficou “extremamente incomodado com a polêmica instrumentalizada em torno do assunto”.
Entre as pessoas que comemorara a decisão está a deputada Brigitte Kuster que havia denunciado a má-fé da prefeitura de Paris com “apropriação indevida das doações feitas por centenas de milhares de doadores franceses”. (FM)
Deixe seu comentário