Lema e logotipo da viagem do Papa à República Democrática do Congo são divulgados
Esta é a 37ª viagem apostólica deste pontificado e o lema escolhido foi “Todos reconciliados em Jesus Cristo”.
Redação (14/03/2022 15:24, Gaudium Press) A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou, nesta segunda-feira, 14, o logotipo e o lema da viagem apostólica que o Papa Francisco fará à República Democrática do Congo, entre os dias 2 a 5 de julho.
O lema escolhido para a 37ª viagem apostólica deste pontificado foi “Todos reconciliados em Jesus Cristo”. O Santo Padre passará ainda pelas cidades de Kinshasa e Goma.
O mapa e as cores da bandeira da República Democrática do Congo
O logotipo representa um mapa da República Democrática do Congo, cujos contornos são reproduzidos nas cores da bandeira do país. Dentro do mapa, são apresentados alguns elementos da biodiversidade da terra.
O mapa está aberto ao oeste para mostrar o acolhimento dado a este grande evento e os frutos que trará. As cores da bandeira são: o amarelo, simbolizando a riqueza da fauna e flora, terrestre e subterrânea; o vermelho, representando o sangue derramado pelos mártires; e o azul, expressando o desejo de se alcançar a paz.
Devoção Mariana e a fraternidade como dom de Deus
À esquerda está uma cruz azul que traduz a devoção do povo congolês à Nossa do Congo que carrega e sustenta as orações de toda a nação ao Cristo Redentor. As três pessoas representadas simbolizam a fraternidade: homens e mulheres, adultos e crianças, unidos num só homem.
A imagem debaixo da cruz expressa o desejo de poder chegar a esta fraternidade que só pode ser um dom de Deus. As cores vivas utilizadas expressam o sentimento e o dinamismo que caracteriza o povo congolês, pronto a acolher com alegria e unidade o Vigário de Cristo e Sucessor de Pedro.
Elementos da biodiversidade da República Democrática do Congo
Uma palmeira aparece discretamente no logotipo, fazendo menção ao conceito de martírio, arraigado na história do país, expressa vitória, renascimento e imortalidade. Por fim, ao centro, entre a cruz e o mapa da República Democrática do Congo, aparece a figura do Papa Francisco que abençoa, símbolo de bênção e grande alegria para a nação.
Alguns elementos da biodiversidade do território congolês também marcam presença na arte. Como as montanhas, presentes em todas as regiões; a água corrente que representa a riqueza hidrográfica do país; a árvore que se refere à flora desta nação; e o ocapi, metade zebra e metade girafa, um animal símbolo do país, representa a riqueza da fauna congolesa. (EPC)
Deixe seu comentário