Presidente do Episcopado polonês escreve uma carta ao Patriarca Ortodoxo de Moscou
Mons. Gadecki pede a Kirill que faça um apelo a Putin: parar com a guerra.
Redação (04/03/2022 10:04, Gaudium Press) O Presidente do Episcopado da Polônia, Mons. Stanislaw Gadecki, pela segunda vez, escreve a Kirill. A carta anterior, enviada em 14 de fevereiro, foi dirigida aos bispos ortodoxos e católicos da Rússia e da Ucrânia, para unir “os esforços espirituais dos seguidores de Cristo de diferentes denominações religiosas na Rússia, Ucrânia e Polônia a fim de evitar o espectro de outra guerra em nossa região”
Agora o Arcebispo de Poznan enviou uma mensagem ao Patriarca Ortodoxo de Moscou, Kirill, ressaltando que “para que nossa oração não seja considerada uma expressão de hipocrisia, ela deve ser acompanhada de ações”. Por isso, ele pede que Kirill faça um apelo a Vladimir Putin: “parar com esta guerra sem sentido contra o povo ucraniano, na qual pessoas inocentes estão sendo mortas e o sofrimento está afetando não apenas soldados, mas também civis especialmente mulheres e crianças”.
“Peço-lhe com a maior humildade que solicite a retirada das tropas russas do Estado soberano que é a Ucrânia”, diz o arcebispo, acrescentando que “nenhuma razão, nenhuma razão pode justificar a decisão de iniciar uma invasão militar de um país independente, bombardeando áreas residenciais, escolas ou jardins de infância.”
O prelado vai mais longe, inclusive pedindo a Kirill que peça aos soldados russos “que não participem desta guerra injusta, que se recusem a cumprir ordens que – como já vimos – levam a muitos crimes de guerra”. “Recusar-se a cumprir ordens em tal situação é uma obrigação moral.”
Com informações e foto de episkopat.pl.
Deixe seu comentário