Cardeal Woelki apresenta novamente sua renúncia ao Papa
O cardeal retomou as funções em sua arquidiocese, após um período sabático devido a uma visita apostólica que não encontrou nada de ilegal no tratamento dado aos casos de abuso.
Redação (03/03/2022 10:29, Gaudium Press) O Cardeal Arcebispo de Colônia, Mons. Rainer Maria Woelki “apresentou ao Papa Francisco sua renúncia ao cargo”, segundo um comunicado de imprensa da Arquidiocese.
Esta decisão vem depois de um “período sabático” de alguns meses, tomado pelo cardeal após uma visita apostólica realizada em sua jurisdição que investigou o tratamento dado aos casos de abusos sexuais e não encontrou indícios de que o cardeal tenha se comportado de forma ilegal ao lidar com tais casos.
O Papa havia ordenado que o cardeal retomasse as funções na quarta-feira de cinzas. No entanto, e como expressão de uma “atitude de liberdade interior”, o Cardeal colocou seu “ministério e meu cargo como Arcebispo de Colônia à disposição do Santo Padre, para que ele também esteja livre para decidir o que melhor serve aos interesses da Igreja de Colônia”, segundo a Carta Pastoral do Cardeal publicada simultaneamente ao anúncio.
Buscará um amplo diálogo
Na referida Carta, o Cardeal Woelki também mostra estar ciente da situação conturbada em sua Arquidiocese. O seu regresso gera vários sentimentos em muitos fiéis: “incerteza, incompreensão, desconfiança e até rejeição da minha pessoa, bem como alguma preocupação sobre como as coisas correrão em nossa Arquidiocese”.
O cardeal afirmou que nos próximos dias e meses procurará encontrar-se com o maior número de fiéis para ouvir “o que nos preocupa” e também “o que nos faz viver”, desejando que isso aconteça “abertamente, sem medo e com honestidade”.
Com informações Infocatólica.
Deixe seu comentário