Rio de Janeiro: Missa em ação de graças pelo novo Bispo Auxiliar
Mons. Antônio Luiz Catelan Ferreira foi nomeado Bispo titular de Tunes e Auxiliar do Rio de Janeiro pelo Papa Francisco.
Redação (14/02/2022 15:52, Gaudium Press) No dia 12 de fevereiro, houve uma missa em ação de graças na Catedral de São Sebastião no Rio de Janeiro para acolher seu novo Bispo Auxiliar, Mons. Antônio Luiz Catelan Ferreira, da Diocese de Umuarama (PR).
Papa Francisco nomeou-o, dia 24 de novembro de 2021, Bispo titular de Tunes e Auxiliar do Rio de Janeiro. Sua Ordenação Episcopal ocorreu no dia 05 de fevereiro, na Catedral de Umuarama, sendo o primeiro sacerdote do clero diocesano a ser ordenado bispo.
Em sua homilia, o arcebispo metropolitano, Cardeal Orani João Tempesta, que presidiu a Santa Missa, agradeceu “ao Papa Francisco por nos conceder mais um bispo auxiliar, Dom Antônio Catelan, que recebemos oficialmente em nossa arquidiocese. Ele já conhece a realidade de nossa arquidiocese”.
Com efeito, até novembro de 2021, Dom Catelan atuava na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro como professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e do Instituto Superior de Teologia e como vigário paroquial de São José no Vicariato Episcopal Sul.
Dom Orani ressaltou que “sua presença significa a partilha de serviços e facilitará uma maior proximidade com os sacerdotes e o povo de Deus”, já que há nove vicariatos na arquidiocese.
Por sua vez, Dom Antonio Catelan afirmou que: “me sinto encorajado e amparado a procurar dar o melhor de mim e também de não viver para mim, mas para o ministério ao qual fui consagrado, apesar da minha fraqueza e de meus pecados, pela graça e misericórdia de Deus”.
Dom Robert Chrząszcz
Nesta mesma missa, foi celebrado o primeiro ano da ordenação episcopal de Dom Robert Chrząszcz, pois devido às limitações da pandemia, não pôde celebrar em sua terra natal, a Polônia.
De fato, ele exerceu o ministério sacerdotal na Arquidiocese do Rio de Janeiro durante 15 anos, quando foi nomeado pelo Papa Francisco como auxiliar da Arquidiocese de Cracóvia, no dia 11 de novembro de 2020. Foi ordenado no dia 6 de fevereiro de 2021, no Santuário São João Paulo II, em Cracóvia, na Polônia, por Dom Marek Jędraszewski.
Dom Robert agradeceu os anos que passou no Rio de Janeiro e confessou que levou toda a experiência que adquiriu no Brasil para a Polônia.
“Sempre que estou presidindo a Santa Missa na Polônia, rezo durante as súplicas da oração Eucarística “Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja que se faz presente pelo mundo inteiro…” abraço o Brasil e a esta arquidiocese com o pensamento e o coração”, declarou.
“Assim como no alto do Corcovado, diante dos nossos olhos, Jesus abre os braços para todos nós, que possamos abrir as portas do nosso coração para Ele! ”, concluiu.
Com informações Vatican News.
Deixe seu comentário