Papa Francisco participará de simpósio sobre celibato, vocações e tradição
Segundo o Cardeal Ouellet esta será uma ocasião para realizar uma reflexão profunda sobre o tema do sacerdócio a partir da vocação e formação.
Cidade do Vaticano (07/02/2022 12:08, Gaudium Press) Entre os dias 17 a 19 de fevereiro, será realizado na Sala Paulo VI, no Vaticano, o simpósio “Por uma teologia fundamental do sacerdócio”, promovido pela Congregação para os Bispos e pelo Centro de Pesquisa e Antropologia das Vocações.
O simpósio, que contará com a presença do Papa Francisco durante a abertura, terá por objetivo refletir sobre o sacerdócio, recordando carisma e tradição, analisará desvios, tais como abusos ou clericalismo, e tratará sobre o celibato e a vocação.
Palestras terão três temas principais
As palestras serão ministradas por bispos, teólogos, sacerdotes, leigos e religiosos. De acordo com o prefeito da Congregação para os Bispos, Cardeal Marc Ouellet, esta iniciativa “visa despertar o entusiasmo pela nossa Fé no dom de Deus e dar um novo impulso na promoção das vocações”.
Os palestrantes abordarão três temas principais: “Tradição e novos horizontes”, “Trindade, missão e sacramentalidade”, “Celibato, carisma e espiritualidade”. Os temas serão desenvolvidos a partir das palavras do Papa, “Deus chama a um estado particular de vida: doar-nos no caminho do matrimônio, do sacerdócio ou da vida consagrada”.
Também se refletirá “sobre as relações entre ministérios ordenados, leigos e religiosos para harmonizar sua contribuição, articulada e unânime, segundo o chamado à santidade dirigido a cada um”.
Reflexão profunda sobre o tema do sacerdócio
Segundo o Cardeal Ouellet este evento não é um Simpósio sobre o celibato sacerdotal, mas uma ocasião “para realizar uma reflexão profunda sobre o tema do sacerdócio” a partir da vocação e formação e concluindo com a questão dos abusos, que “certamente será um tema para uma reflexão muito profunda”.
As sessões de trabalho serão guiadas pelos seguintes chefes dos Dicastérios da Cúria Romana: o Cardeal Ouellet e o prefeito da Congregação para o Clero, Dom You Heung-sik; o prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, Dom Arthur Roche, e o prefeito da Congregação para a Educação Católica, Cardeal Giuseppe Versaldi (sexta-feira 18); o arquivista e bibliotecário da Santa Igreja Romana, Cardeal José Tolentino de Mendonça, e o prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, Cardeal Kevin Joseph Farrell. Na manhã de sábado, o secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, presidirá uma Santa Missa com todos os participantes na Basílica Vaticana. (EPC)
Deixe seu comentário