Arquidiocese de Belo Horizonte promove exposição sobre devoção mariana
A mostra reúne por volta de 40 peças utilizadas ao longo dos últimos 50 anos nas tradicionais cerimônias da Semana Santa e no Setenário das Dores de Nossa Senhora realizadas na cidade.
Minas Gerais – Belo Horizonte (03/02/2022 11:26, Gaudium Press) A Igreja Nossa Senhora do Rosário, localizada na cidade mineira de Santa Luzia, será palco da exposição intitulada “Entre Vestes e Costumes: A Devoção Luziense a Nossa Senhora das Dores”.
Exposição faz parte das celebrações pelo centenário da Arquidiocese
A abertura da exposição gratuita, que é promovida pelo Santuário Arquidiocesano Santa Luzia e o Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte, será realizada às 17h do próximo domingo, 6 de fevereiro. O espaço estará aberto ao público de terça a domingo, até o dia 25 de março de 2022.
Organizada por ocasião dos 100 anos da Arquidiocese de Belo Horizonte, a mostra reúne por volta de 40 peças utilizadas ao longo dos últimos 50 anos nas tradicionais cerimônias da Semana Santa e no Setenário das Dores de Nossa Senhora realizadas na cidade.
Tradição passada de geração em geração
A tradição de vestir a imagem de Nossa Senhora na cidade de Santa Luzia é transmitida de geração em geração e envolve apenas mulheres. Esta é a primeira vez que as 40 peças, que constituem os 18 conjuntos de vestes, são expostas ao público.
Os materiais com os quais são produzidos os vestidos, mantos e véus utilizados nas cerimônias do Setenário das Dores de Nossa Senhora e da Semana Santa, são: veludo, seda e algodão. As vestes recebem um acabamento com bordados e rendas. (EPC)
Deixe seu comentário