Dom João Justino de Medeiros Silva é nomeado Bispo de Goiânia
O prelado assume a posição no lugar de Dom Washington Cruz, que renunciou ao cargo por conta da idade e que agora se torna Bispo emérito.
Redação (09/12/2021 14:21, Gaudium Press) Na manhã desta quinta-feira, 9, o Papa Francisco nomeou Dom João Justino de Medeiros Silva, atual Arcebispo de Montes Claros (MG), como novo Arcebispo de Goiânia (GO). O prelado assume a posição no lugar de Dom Washington Cruz, que renunciou ao cargo por conta da idade e que agora se torna Bispo emérito.
Após o anúncio, a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) publicou uma mensagem de saudação ao novo Bispo de Goiânia, desejando que “Nossa Senhora Auxiliadora ilumine este seu novo ministério como Arcebispo da Arquidiocese de Goiânia”.
A CNBB também aproveitou para agradecer ao novo Bispo emérito por “sua contribuição à Igreja no Brasil, como bispo referencial da Juventude e como presidente do regional Centro-Oeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Que este tempo de emeritude seja também sinal de alegria em seu ministério, na companhia da Imaculada Conceição de Nossa Senhora”.
Breve biografia de Dom João Justino
Nascido na cidade mineira de Juiz de Fora, Dom João Justino de Medeiros Silva tem 54 anos de idade e foi ordenado sacerdote no ano de 1992. Vinte anos depois ocorreu sua ordenação episcopal.
O prelado é graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora e em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF). Além disso é mestre e doutor em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma.
Dom João Justino foi perito da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB e é o atual presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação da CNBB. Em março de 2016, foi membro da Comissão de Cultura e Educação do Setor Universidades do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam), e responsável pelas pastorais de Educação e Cultura no Cone Sul. (EPC)
Deixe seu comentário