Vaticano inaugura Exposição Internacional com mais de 100 Presépios
A mostra reúne obras de diversos artesãos, retratando a natividade, nas diversas representações que a imaginação dos artistas de presépio expressa e concretiza em cada artefato.
Cidade do Vaticano (06/12/2021 09:48, Gaudium Press) No último domingo, 5 de dezembro, foi inaugurada a Exposição Internacional 100 Presépios no Vaticano. Com entrada gratuita e sem necessidade de ingressos, a mostra ficará aberta ao público das 10h às 20h até 9 de janeiro de 2022.
Esta exposição, localizada debaixo da Colunata de Bernini na Praça São Pedro, reúne obras de diversos artesãos, retratando a natividade, nas diversas representações que a imaginação dos artistas de presépio expressa e concretiza em cada artefato.
Inauguração realizada por Dom Rino Fisichella
A inauguração contou com a participação do presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella, junto com alguns membros do dicastério, o embaixador de Taiwan junto à Santa Sé, Matthew Shieh-Ming Lee, com alguns funcionários da embaixada.
No total foram expostos 126 presépios, provenientes de diversas nações europeias, como Alemanha, Hungria, Eslovênia, Eslováquia e Croácia, e demais partes do mundo como Cazaquistão, Peru, Indonésia, Uruguai, Colômbia e Estados Unidos. Muitos desses países são representados por suas respectivas embaixadas junto à Santa Sé.
Presépios produzidos com diversos materiais
De acordo com nota divulgada pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, os presépios que fazem parte desta exposição sintetizam a inspiração e a imaginação dos artesão que os fabricam e os materiais utilizados na sua fabricação são variados: papel, tecido, cortiça, madeira, entre outros.
Também fazem parte da exposição presépios originais de organizações particulares, tais como o presépio feito com a parte da frente de um ônibus, ou ainda o presépio feito com cem quilos de chocolate. Além disso, há também presépios das paróquias de Roma e de 30 colégios da região do Lazio que aderiram voluntariamente à iniciativa, criando presépios feitos pelas crianças. (EPC)
Deixe seu comentário