Filipinas: Igreja do Santo Menino em Tacloban se torna Santuário Arquidiocesano
O templo abriga a imagem da qual se acredita ter interrompido uma pandemia no final do século XIX.
Filipinas – Manila (15/11/2021 15:19, Gaudium Press) No início deste mês de novembro, o Arcebispo de Palo, Dom John Du, elevou formalmente a Igreja paroquial do Santo Menino, na cidade filipina de Tacloban, ao status de Santuário Arquidiocesano. O templo abriga a imagem da qual se acredita ter interrompido uma pandemia no final do século XIX.
Em sua homilia, o prelado ressaltou que essa elevação é significativa, pois ocorre justamente no momento em que o país celebra os 500 anos da chegada do cristianismo. Essa também é uma forma de expressar “a nossa dedicação especial por Deus ter manifestado a sua bênção a cada um de nós através da nossa devoção ao Santo Menino”.
Que este Santuário seja um refúgio quando estivermos perdidos
Um Santuário é normalmente designado para ajudar a promover a devoção a um santo em particular. “Este Santuário Arquidiocesano pode nos ajudar a nos conectarmos com o Santo Menino, símbolo de nossa Fé e cura. Que este Santuário seja um lar de refúgio para nós quando estivermos perdidos e quando nos sentirmos desesperados”, acrescentou.
Segundo os gestores do Santuário, o templo religioso permanecerá aberto diariamente para receber os devotos que desejarem venerar a imagem do Santo Menino de Tacloban. Também foi divulgado que todo terceiro domingo do mês será celebrado o dia do peregrino.
Igreja do Santo Menino de Tacloban foi fundada no ano de 1770
Fundada em 1770 pelos missionários agostinianos, a paróquia é o lar da imagem centenária do menino Jesus, que é reverenciado e honrado como o patrono da província de Leyte. Esta devoção ao Santo Menino se espalhou por Tacloban e também por outras áreas da Arquidiocese.
No ano de 1889, uma epidemia de cólera assolava os habitantes de Tacloban. Entretanto, a epidemia cessou com a chegada da imagem ao porto da cidade, no dia 30 de junho de 1889, após se perder em um acidente marítimo. “Da mesma forma, acreditamos que o Santo Menino de Tacloban acabará com esta pandemia”, assegurou Dom John Du. (EPC)
Deixe seu comentário