Gaudium news > Cardeal Arns é tema de exposição fotográfica na Basílica Menor de Santana

Cardeal Arns é tema de exposição fotográfica na Basílica Menor de Santana

O Cardeal Odilo destacou que o objetivo da exposição é recordar a pessoa de Dom Paulo Evaristo Arns e não eventuais ideias ou releituras que se tenham sobre seus feitos.

Cardeal Arns e tema de exposicao fotografica na Basilica Menor de Santana 1

São Paulo (01/11/2021 17:10, Gaudium Press) Na manhã da última quinta-feira, 28 de outubro, foi inaugurada uma exposição, na Basílica Menor de Santana, localizada na Zona Norte de São Paulo, em homenagem ao Cardeal Arns (1921-2016), intitulada “De Esperança em Esperança – Itinerário e Eclesiologia no Pastoreio de Dom Paulo Evaristo Arns”.

Cardeal Arns e tema de exposicao fotografica na Basilica Menor de Santana 2

Exposição fotográfica narra a vida do Cardeal Arns

A cerimônia de inauguração contou com a presença do Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano; Dom Jorge Pierozan, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Santana; o Padre José Roberto Abreu de Mattos, Pároco e Reitor da Basílica Menor de Sant’Ana, que é um dos curadores da exposição, assim como o professor Padre José Ulisses Leva, historiador da Igreja, ambos professores na PUC-SP.

A exposição é constituída por 40 fotografias, dispostas em 20 totens nos corredores laterais, com descrições sobre as imagens e palavras ditas pelo Cardeal Arns em diferentes ocasiões. No total, foram catalogadas mais de cem imagens, entre arquivos da própria paróquia e da Cúria Metropolitana de São Paulo, do Núcleo de Memória do Colégio Santo Américo e dos fotógrafos Douglas Mansur e Luciney Martins.

Cardeal Arns e tema de exposicao fotografica na Basilica Menor de Santana 3

Exposição irá até setembro de 2022

Durante a cerimônia, Dom Odilo destacou que o objetivo da exposição é recordar a pessoa de Dom Paulo Evaristo Arns e não eventuais ideias ou releituras que se tenham sobre seus feitos. “Essa exposição ajudará a recordar a vida e o serviço prestado pelo Cardeal Arns, dando, portanto, o devido reconhecimento a ele, mas, sobretudo, àquilo que acaba ficando para a história como patrimônio, como bem da Igreja, que fica para a memória para as gerações que virão depois de nós”, ressaltou.

De acordo com os organizadores, esta exposição ficará disponível até setembro de 2022, entretanto, durante este período, ela não ficará apenas na Basílica Menor de Santana. A ideia é que ela seja levada para outras Dioceses e locais que aceitem recebê-la por determinados períodos, fazendo com que ela alcance um maior número de pessoas. (EPC)

(Fotos: Luciney Martins/ O SÃO PAULO)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas