Guarda Suíça recrutará mulheres?
Novo prédio da Guarda Suíça prevê ala destinada para as “mulheres em serviço”
Vaticano – (quinta-feira 16/09/2021 17:55, Gaudium Press) – O atual prédio da guarda Suíça, que data do século XIX, será inteiramente renovado conforme um projeto iniciado já no ano passado.
Nova Construção
A nova construção deve ficar pronta em 2027, data comemorativa dos 500 anos do saque de Roma, acontecimento histórico que custou a vida de mais de uma centena de guardas que defendiam o papa.
A futura Caserna da Guarda Pontifícia será construída segundo um modelo ecológico. A construção promete ainda aumentar os espaços individuais, permitindo-lhes maior privacidade aos soldados, em relação às atuais acomodações.
As mulheres poderão se alistar?
Porém essas não parecem ser as únicas novidades da reforma. Com efeito, o projeto conta com uma ala dedicada às mulheres em serviço. “Para nós, era importante desde o início, que a Caserna oferecesse um espaço para as mulheres em serviço” afirmou Jean-Pierre Roth, responsável pela Fundação que se dedica à construção do novo prédio.
A presidente da Fundação da Guarda Suíça, Ruth Metzler-Arnold, se alegrou com a ideia: “Assim que as mulheres forem admitidas, o potencial de recrutamento da Guarda também aumentará”.
Recrutamento e história da Guarda Suíça
Efetivamente, ao longo dos últimos anos, o Vaticano tem encontrado dificuldade no recrutamento de soldados. Para ingressar na Guarda Suíça é necessário preencher vários requisitos: ser Católico, do sexo masculino, de nacionalidade suíça, ter o serviço militar completo e uma reputação impecável.
A fundação da Guarda Suíça data do ano de 1506, quando o Papa Júlio II recebeu os primeiros 150 soldados do cantão Uri, destinados a defendê-lo. (FM)
Com informações de LeMatin.
Deixe seu comentário