Cardeal Eduardo Martínez Somalo falece aos 94 anos
Durante a Sé Vacante de 2005, o purpurado desempenhou a função de Camerlengo. O seu funeral será realizado nos próximos dias na Espanha.
Roma – Itália (10/08/2021 11:57, Gaudium Press) O Cardeal espanhol Eduardo Martínez Somalo, emérito do Dicastério da Vida Consagrada, faleceu na manhã desta terça-feira, 10, aos 94 anos de idade. O purpurado estava em sua residência no Vaticano. O funeral será realizado nos próximos dias na Espanha.
Estudos e ordenação sacerdotal
Eduardo Martínez Somalo iniciou seu ministério sendo enviado para a Espanha, onde aperfeiçoou seus no Pontifício Colégio Espanhol e na Pontifícia Universidade Gregoriana, onde se graduou em Teologia e Direito Canônico.
Sua ordenação sacerdotal ocorreu no ano de 1950. Em Roma frequentou os cursos da Pontifícia Academia Eclesiástica, a escola dos futuros diplomatas da Santa Sé. Seu primeiro ingresso na Secretaria de Estado, ocorreu em agosto de 1956, tornando-se o responsável pela seção espanhola.
Núncio apostólico na Colômbia
Em abril de 1970, foi nomeado conselheiro da Delegação Apostólica na Grã-Bretanha, após 14 anos no Vaticano. Entretanto, foi chamado novamente para a cidade eterna seis meses depois, assumindo cargo de assessor e depois colaborador direto do Arcebispo Giovanni Benelli.
Após mais cinco anos de serviço na Basílica de São Pedro, foi nomeado pelo Papa Paulo VI como Arcebispo e enviado como núncio apostólico para a Colômbia. Quatro anos depois retorna ao Vaticano.
Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos
Em maio de 1979 foi nomeado pelo Papa João Paulo II como substituto da Secretaria de Estado, cargo que ocupou até 1988. Nesse mesmo ano foi criado Cardeal e nomeado prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, cargo que exerceu até 1992. Em 2004 tornou-se prefeito emérito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. Durante a Sé Vacante de 2005 desempenhou a função de Camerlengo. (EPC)
Deixe seu comentário