Congresso Teológico Internacional celebra os 300 anos dos Passionistas
O evento, que seguirá o tema “A sabedoria da Cruz em um mundo plural”, ocorrerá entre os dias 21 a 24 de setembro na Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma.
Redação (10/08/2021 09:54, Gaudium Press) Por ocasião do terceiro Centenário de fundação da Congregação da Paixão de Jesus Cristo, fundada em 1720 por São Paulo da Cruz, os Passionistas estão promovendo um Congresso Teológico Internacional.
O evento, que seguirá o tema “A sabedoria da Cruz em um mundo plural”, ocorrerá entre os dias 21 a 24 de setembro na Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma. Está prevista a participação de cerca de 80 estudiosos e especialistas, que farão um aprofundamento sobre o sentido da Paixão e morte de Cristo.
Congresso inspirado nas palavras de São Paulo Apóstolo
Através do tema escolhido, pretende-se refletir sobre quatro aspectos distintos: o problema da linguagem e o desafio das culturas; a promoção do diálogo inter-religioso e do humanismo integral; os novos cenários de evangelização; o carisma de São Paulo da Cruz, fundador dos Passionistas, hoje e no futuro.
As palavras de São Paulo Apóstolo, que serão o ponto de partida dos pronunciamentos e debates, foram retiradas da Carta aos Coríntios: “Mas nós pregamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os pagãos; mas, para os eleitos – quer judeus quer gregos – força de Deus e sabedoria de Deus” (I Cor 23-24).
A Cruz é um tema sempre atual
Através de um comunicado, a Congregação explica que “a Cruz é um tema sempre atual para as interrogações de cada ser humano diante das situações de sofrimento e injustiça no mundo, evidenciadas agora pela pandemia de Covid-19”.
“Deus quis oferecer a salvação à humanidade, na partilha e solidariedade com a vida de cada pessoa; na aparente fraqueza e impotência do amor, que transforma a Paixão e a Morte de Jesus na Cruz no ápice da sabedoria e poder de Deus, gerando salvação, ressurreição e vida nova”, destacam.
Exposições e Jubileu Especial
Outras iniciativas serão promovidas para celebrar os 300 anos de atividades dos Passionistas. Entre elas estão duas exposições que serão inauguradas no dia 4 de setembro em Roma: a primeira focada na Paixão de Jesus na arte sacra contemporânea e a outra, uma resenha fotográfica dedicada à obra do Padre Richard Freschette, sacerdote passionista.
Um Jubileu especial foi inaugurado em 22 de novembro de 2020 pela Congregação da Paixão de Jesus Cristo, presente em 63 países, para celebrar os seus 300 anos de atividades. Esse jubileu será concluído no dia 1º de janeiro de 2022. (EPC)
Deixe seu comentário