Sínodo dos Bispos será realizado em três fases
O tema escolhido para a XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, anunciado em março do ano passado, é “Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.
Cidade do Vaticano (21/05/2021 16:16, Gaudium Press) O próximo Sínodo dos Bispos, marcado para outubro de 2023, será descentralizado, seguindo um caminho de três anos articulado em três fases: diocesana, continental e universal.
Tema da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos
O tema escolhido para a XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, anunciado em março do ano passado, é “Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. O itinerário sinodal recebeu aprovação do Santo Padre.
Segundo anunciado pela Santa Sé, os preparativos para o encontro terão início nos dias 9 e 10 de outubro deste ano, tanto no Vaticano quanto nas Dioceses e contará com a participação do Papa Francisco. No dia 17 de outubro será aberto o sínodo nas Dioceses, presidido pelos respectivos Bispos.
Fases diocesana, continental e universal
As primeiras duas fases, diocesana e continental, ocorrerão entre outubro de 2021 e outubro de 2023, dando vida a dois diferentes Instrumentum Laboris (o Documento de Trabalho). A fase conclusiva será em nível de Igreja Universal.
A ideia desta divisão é permitir a escuta real do Povo de Deus, garantindo a participação de todos no processo sinodal. “Não é só um evento, mas um processo que envolve em sinergia o Povo de Deus, o Colégio episcopal e o Bispo de Roma, cada um segundo a própria função”, diz o documento. (EPC)
Deixe seu comentário