Proibidas Missas não concelebradas nos altares laterais da Basílica de São Pedro
A diretiva vaticana que contém os cinco pontos das novas normas estabelecidas foi enviada aos administradores da Basílica e afixada na porta da sacristia de São Pedro.
Cidade do Vaticano (23/03/2021, 13:10, Gaudium Press) Desde segunda-feira, 22/03, estão proibidas as realizações de Missas não concelebradas nos altares laterais da Basílica de São Pedro, em Roma.
Quase todos os muitos altares laterais da Basílica não tiveram a celebração da Santa Missa desde que, ontem, passou a vigorar uma diretiva do Vaticano que proibiu a realização das Missas individuais que são celebradas na parte superior da basílica.
A partir de agora, os padres só poderão concelebrar missas no corpo principal da basílica em horários já predeterminados pela diretiva, ou seja, pela manhã, entre as 7:00 e as 9:30, hora de Roma. Sem dúvida uma quebra com o costume habitual e tradicional de permitir aos padres celebrar a sua missa diária livre e regularmente em um dos muitos altares da Basílica.
A tradicional missa latina, que até agora podia ser celebrada no corpo principal da Basílica, foi celebrada na segunda-feira por um “padre autorizado” na pequena Capela Clementina, localizada na gruta sob a Basílica, conforme estabelece a instrução vaticana de 12 de março, último.
A diretiva é assinada pelo arcebispo Edgar Peña Parra, subsecretário de Estado
A diretiva vaticana que contém os cinco pontos das novas normas estabelecidas foi enviada aos administradores da Basílica e afixada na porta da sacristia de São Pedro.
A instrução é assinada pelo arcebispo Edgar Peña Parra, subsecretário de Estado, e estabelece que, para garantir “um clima de recolhimento e decoro litúrgico “, as celebrações individuais nos altares laterais de São Pedro seriam “suprimidas” a partir de 22 de março.
Os sacerdotes e os fiéis que vierem à basílica para assistir à missa, a partir de agora, só poderão participar em uma das quatro missas concelebradas em cada manhã, bem como em outras concelebradas durante o dia nos altares principais.
A diretriz também estabelece que as concelebrações devem ter a participação de leitores e cantores, e que grupos de peregrinos acompanhados por um bispo ou padre deveriam agora celebrar a missa nas grutas do Vaticano localizadas sob a Basílica.
Os “padres autorizados” agora só podem celebrar a Missa na Forma Extraordinária na Capela Clementina em quatro horários fixos cada manhã, limitados a 30 minutos. (JSG)
(Foto InfoCatólica)
Deixe seu comentário