CNBB divulga subsídios para a Quaresma em formato digital
A ação tem por objetivo alcançar ainda mais famílias e grupos de oração, tendo em vista a dificuldade de distribuição desses materiais por conta da pandemia de Covid-19.
Redação (04/03/2021 14:34, Gaudium Press) O Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) disponibilizou, as versões digitais dos subsídios ‘Caminho Pascal em Sete Passos – Igreja nas Casas’ e Vias-Sacras.
A ação de oferecer o material digital para as comunidades católicas de todo o Brasil tem por objetivo alcançar ainda mais famílias e grupos de oração, tendo em vista a dificuldade de distribuição desses materiais por conta da pandemia de Covid-19.
Em Cristo a vida vence. Ele é a nossa Paz!
O subsídio, que segue o lema do “Em Cristo a vida vence. Ele é a nossa Paz!”, apresenta a proposta de encontros de reflexão e celebração que podem ser realizados em famílias, grupos ou até individualmente. Os encontros têm por fundamento a Palavra de Deus, a partir do método da Leitura Orante da Bíblia: Leitura, Meditação, Oração e Contemplação.
Dentre as novidades deste ano, está a produção do roteiro de celebrações da Via-Sacra da Cruz e da Ressurreição, apresentando a proposta para as 15 estações. A Via Lucis ou Via-Sacra da Luz quer ser um complemento à Via Crucis, em que se percorrem os momentos mais importantes da Paixão e Morte de Cristo. Na Via-Sacra da Ressurreição, percorrem-se 15 estações com Cristo triunfante desde a Ressurreição até Pentecostes.
Via-Sacra da Cruz e Via-Sacra da Ressurreição
“Muitos fiéis estão habituados a rezar a Via-Sacra da Cruz durante a Quaresma. É o caminho da dor de Jesus que assumiu nossas dores. Para o tempo pascal, a Igreja oferece a Via-Sacra da Ressurreição, para meditar as passagens bíblicas da Ressurreição do Senhor”, diz o texto do material.
O material explica ainda que “a Via-Sacra da Cruz na Quaresma e a Via-Sacra da Ressurreição no Tempo Pascal, se unem formando uma só meditação sobre o mistério central da Fé Cristã: a paixão, morte e ressurreição do Senhor”. (EPC)
Deixe seu comentário