Cardeal de São Paulo institui Capelania Pessoal para católicos nigerianos
Calcula-se que existam atualmente na cidade de São Paulo, de 2 mil a 3 mil nigerianos católicos.
São Paulo (04/03/2021 12:26, Gaudium Press) Atendendo a um pedido feito há dois anos por um grupo de nigerianos católicos, o Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, instituiu a Capelania Pessoal Santa Josefina Bakhita para os católicos nigerianos de São Paulo.
A cerimônia ocorreu no último domingo, 28 de fevereiro, durante uma Missa na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, no centro da capital paulista. A liturgia foi celebrada em inglês e presidida pelo Superior-Geral da Congregação dos Filhos dos Dois Corações do Amor de Jesus e Maria, Padre Mathew-Mary Chizoba Affusim. Na ocasião, quatro crianças foram batizadas.
Primeiro capelão dessa comunidade
O missionário nigeriano Padre Modestus Oguchi Aloize, foi apresentado como o primeiro capelão dessa comunidade. O sacerdote veio ao Brasil através de um convênio entre a Arquidiocese de São Paulo e a Congregação dos Filhos dos Dois Corações do Amor de Jesus e Maria, fundada na Nigéria.
O Cardeal Odilo explicou que a cidade de São Paulo é “multiétnica e pluricultural”. Por conta disso, além de paróquias territoriais, existem as paróquias ou capelanias pessoais destinadas a grupos étnicos diversos. “Com o tempo, a partir de como essa capelania irá se desenvolver, poderá ser criada mais uma paróquia pessoal”, ressaltou o Arcebispo de São Paulo.
Idioma e cultura são grandes dificuldades para os nigerianos católicos
Calcula-se que existam atualmente na cidade de São Paulo, de 2 mil a 3 mil nigerianos católicos. A dificuldade do idioma e da cultura faz com que muitos acabem migrando para igrejas evangélicas pentecostais fundadas por nigerianos.
“Sentimos falta não apenas de ouvir a Palavra de Deus e celebrar na nossa própria língua, mas também de cultivar os laços da nossa identidade nigeriana como comunidade”, comentou Ikenna Kingsley Ojukwu, um dos responsáveis pela iniciativa da Capelania, ao jornal O São Paulo.
Nigéria é um dos países mais violentos para os cristãos
A Nigéria é o país mais populoso do continente africano, com 195 milhões de habitantes, dos quais 11% são católicos. Este país também é considerado um dos mais violentos para os cristãos.
Segundo relatório da Organização Não Governamental Portas Abertas, pelo sexto ano consecutivo, a Nigéria está entre “os países onde mais pessoas foram mortas por sua Fé”, à frente da República Democrática do Congo e do Paquistão. (EPC)
(Fotos: Luciney Martins/O SÃO PAULO)
Deixe seu comentário