Arquidiocese de Manaus cria Rede de Escuta Espiritual para atingidos pela Covid-19
O objetivo deste novo instrumento de acompanhamento “é acolher com amor, escutar e orientar com misericórdia e paciência os sofrimentos e alegrias das pessoas atingidas pelas consequências da Covid-19”.
Manaus – Amazonas (29-01-2021, 17:30, Gaudium Press) Atualmente o Estado do Amazonas e sobretudo sua capital Manaus tem um crescente aumento de pessoas atingidas pelo coronavírus e chega a ser assustador o número de mortes diárias.
De acordo com dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Estado do Amazonas, até o dia 28 de janeiro, o número oficial de contagiados era de 115.158, com uma incidência de 5.275,33 casos por 100 mil habitantes, e 5.231 óbitos, com 239,65 falecidos por 100 mil habitantes.
Mesmo estes números sendo muito elevados, especialmente quanto ao número de óbitos, existe suspeita de subnotificação nesses números.
O fato é que essa realidade tem provocado graves consequências, não só no plano físico, mas, alcança também os campos psicológico e espiritual.
Para “acolher com amor, escutar e orientar com misericórdia e paciência os sofrimentos” Arquidiocese de Manaus cria Rede de Escuta
A Arquidiocese de Manaus, tendo a frente Dom Leonardo Steiner, acompanha desde o início da pandemia o sofrimento do povo e agora, como foi anunciado na quinta-feira, 28 de janeiro, “a arquidiocese de Manaus, preocupada com o atendimento espiritual das pessoas atingidas pela Covid-19, aprovou no Conselho Presbiteral a criação da Rede de escuta”.
O objetivo deste novo instrumento de acompanhamento “é acolher com amor, escutar e orientar com misericórdia e paciência os sofrimentos e alegrias das pessoas atingidas pelas consequências da Covid-19”.
Atendimento será realizado por um voluntariado composto por sacerdotes, religiosos e leigos
O atendimento será realizado de forma voluntária por padres, religiosas/os, leigos/as, que estão sendo convidados pela Coordenação de Pastoral “para que doem seu tempo para ajudar o próximo que está sofrendo e precisando de atenção”.
Segundo informam organismos arquidiocesanos essa escuta e destinada sobretudo a “pessoas que necessitam dialogar”, que estão carentes de uma orientação católica dentro de uma situação de desencontros que tem levado muitos a perder a esperança.
Num primeiro momento, explica a Arquidiocese de Manaus, dada a gravidade do momento que está sendo vivenciado na capital nas últimas semanas, esse atendimento oferecido pela Igreja, será realizado através de WhatsApp, buscando “escutar as pessoas que desejarem falar e receber uma palavra de conforto neste momento de isolamento social provocado pela pandemia”. (JSG)
Deixe seu comentário