O significado da Medalha Milagrosa de Nossa Senhora das Graças
Qual é o verdadeiro significado da Medalha Milagrosa? Quando ela surgiu? O que diz cada um dos seus detalhes? Vejamos aqui as respostas para essas e outras perguntas.
Redação (27/11/2023 17:40, Gaudium Press) No dia de hoje, 27 de novembro, a Igreja recorda da ocasião em que Nossa Senhora presenteou a humanidade, através da pessoa de Santa Catarina Labouré, com a Medalha Milagrosa. Este fato ocorreu no ano de 1830 e desde então são inúmeros os relatos de graças obtidas através do uso deste precioso símbolo da misericórdia e do amor da Mãe de Deus por cada um de seus filhos.
Mas qual é o verdadeiro significado da Medalha Milagrosa? O que diz cada um dos seus detalhes? Vejamos aqui as respostas para essas e outras perguntas.
O significado da Medalha de Nossa Senhora das Graças
Na parte frontal da medalha está a figura da Santíssima Virgem de pé sobre o globo terrestre, simbolizando que além de ser Nossa Mãe do Céu, Ela também é a Rainha da Terra e de todo o Universo.
Com um dos seus pés ela esmaga a cabeça de uma serpente. Esta serpente representa o demônio que à todo momento perturba o homem apresentando inúmeras tentações com o objetivo que ele ofenda a Deus e se condene.
De Seus dedos saem raios de luz, representando as graças que Nossa Senhora concede aos que pedem a Ela. Santa Catarina perguntou para a Santíssima Virgem o motivo pelo qual de alguns dedos não saíam raios. Em resposta, a Mãe de Deus explicou que estas eram as graças que Ela queria conceder mas não eram pedidas.
O número 1830 refere-se ao ano das aparições de Nossa Senhora das Graças a Santa Catarina Labouré. Já a frase “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós” (“Ô Marie conçue sans péché, priez pour nous qui avons recours à vous”, em francês) foi dita pela Santíssima Virgem, que ordenou que essa breve súplica fosse inserida na medalha e repetida pelos seus devotos.
O verso da Medalha Milagrosa
No verso da Medalha Milagrosa destaca-se uma grande letra M tendo sobre si uma Cruz. A letra refere-se a inicial do nome de Maria e a Cruz recorda do sacrifício de Jesus por nós. A união de ambos símbolos nos traz a lembrança da cena em que Nossa Senhora permenece aos pés da Cruz.
Doze estrelas contornam a Medalha, representando a coroa de Nossa Senhora como Rainha do Céu e da Terra, e seu poder sobre toda a Criação. Tudo o que Ela pede ao seu Filho, Ela obtém.
Dois corações aparecem lado a lado na parte inferior da Medalha Milagrosa. À esquerda está o Coração de Jesus envolto por uma coroa de espinhos e com uma chaga aberta que sangra, representando os nossos pecados e nossas más ações que O fazem sofrer. Para nos redimir de nossos pecados, Ele foi coroado de espinhos, morreu na Cruz e Seu Coração foi transpassado por uma lança.
Já à direita está o Coração de Maria atravessado por uma espada que representa toda a dor que Ela sentiu durante a Paixão de Seu Filho por nós. Esse sofrimento foi oferecido por nós em união aos de Nosso Senhor Jesus Cristo, para que possamos nos salvar.
Ambos corações aparecem com pequenas chamas em sua parte superior, indicando que eles queimam de amor por nós. (EPC)
Deixe seu comentário