Papa nomeia novo Arcebispo de Brasília e novo Bispo de Barreiras (BA)
O Papa Francisco realiza modificações no Episcopado brasileiro promovendo remanejamento de bispos para Brasília e Barreiras.
Cidade do Vaticano (21/10/2020, 09:35, Gaudium Press) O Papa Francisco nomeou na manhã desta quarta-feira, 21 de outubro, Dom Paulo Cezar Costa como arcebispo de Brasília.
Até agora o novo arcebispo da Capital Federal estava exercendo seu múnus pastoral na Diocese de São Carlos, no interior paulista.
Quem é Dom Paulo Cezar Costa
O novo arcebispo nasceu em Valença, no estado do Rio de Janeiro, em 20 de julho 1967.
Dom Paulo Cezar graduou-se em Teologia pelo Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro, em 1991. Seu Mestrado e Doutorado ele obteve cursando a Pontifícia Universidade Gregoriana, respectivamente em 1998 e 2001.
Em 2010, o Papa Bento XVI o nomeou como Bispo-Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, quando teve oportunidade de ali ocupar vários postos da administração arquidiocesana, exercendo inúmeros encargos.
Em 22 de junho 2016 o Papa Francisco o nomeou como o 7º bispo da Diocese de São Carlos.
Atualmente, Dom Paulo Cezar Costa é membro do Conselho Permanente e da Comissão Episcopal Pastoral para Educação e Cultura da CNBB. Ele faz parte também do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e ainda da Pontifícia Comissão para América Latina.
Levo para Brasília o que de mais precioso possuo na minha vida: Jesus Cristo
Dom Paulo comentou em uma carta aos fiéis de Brasília sua nomeação e transferência para a arquidiocese brasiliense:
“Disse sim ao Papa Francisco buscando vivenciar o que os patriarcas e profetas de nossa fé fizeram: partiram respondendo a um Chamado de Deus. Ao Papa Francisco, minha filial obediência, comunhão e gratidão pela confiança.
Entro na vida desta Igreja Particular com muito respeito pela sua caminhada, pelo trabalho dos meus predecessores, principalmente o Cardeal Sérgio da Rocha, que doou a vida por vários anos nesta Igreja.
Vou com a disposição de vos conhecer, amar e doar o melhor de minhas forças para que o Evangelho de Jesus Cristo possa ser conhecido, amado e testemunhado.
Barreiras também terá novo Bispo nomeado pelo Papa Francisco
Hoje, 21/10, o Papa Francisco nomeou também o novo Bispo para a Diocese da cidade de Barreiras, na Bahia: Dom Moacir Silva Arantes.
Dom Moacir Silva Arantes, 51 anos, é o atual bispo auxiliar da arquidiocese de Goiânia (GO) e agora passa a ser o terceiro bispo da diocese de Barreiras que se encontrava vacante desde a nomeação de Dom Josafá Menezes da Silva como arcebispo de Vitória da Conquista (BA), em 9 outubro de 2019.
Quem é Dom Moacir Silva Arantes
Dom Moacir Siva Arantes é mineiro de Itapecerica, nasceu em 3 de junho de 1969 sendo o 13º filho de Bento Alves Arantes e Irene Pinto de Araújo.
O novo Bispo formou-se em filosofia e teologia em Belo Horizonte (MG) e foi ordenado sacerdote em 14 de agosto de 1999. Já foi pároco e administrador paroquial em seis municípios da diocese de Divinópolis (MG), bem como reitor dos seminários diocesanos, membro do conselho presbiteral e coordenador da Pastoral das Vocações e ministérios da diocese.
No Regional Leste 2 (Espírito Santo e Minas Gerais) foi assessor eclesiástico da Pastoral Familiar e por último assessor nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Dom Moacir foi nomeado bispo auxiliar de Goiânia pelo papa Francisco, no dia 11 de maio de 2016, e ordenado na igreja matriz de São Bento, em sua terra natal, Itapecerica (MG), no dia 13 de agosto do mesmo ano, sob a imposição das mãos do bispo emérito de Divinópolis (MG), dom José Belvino do Nascimento, e dos bispos co-ordenantes, dom José Carlos de Souza Campos (diocesano de Divinópolis) e dom Washington Cruz, arcebispo de Goiânia.
Tomou posse no dia 26 de agosto de 2016, na catedral Nossa Senhora Auxiliadora, em Goiânia. Seu lema episcopal é In Simplicitate Cordis (Com simplicidade de coração). O bispo integra a atual presidência do Regional Centro-Oeste da CNBB, com mandato até 2023, onde exerce a função de secretário. (JSG)
Deixe seu comentário