Segurança Pública do Vaticano completa 75 anos e seus agentes são recebidos pelo Papa
Papa agradece o trabalho dos agentes da Polícia Civil Italiana nos 75 anos de uma missão desempenhada com competência e paixão na Inspetoria Pública do Vaticano.
Cidade do Vaticano (28/09/2020, 12:25, Gaudium Press) Iniciando seus compromissos nesta última semana de setembro, o Papa Francisco recebeu em uma Audiência na manhã desta segunda-feira, (28/09), na Sala Paulo VI os agentes da Inspetoria de Segurança Pública Vaticana, na ocasião em que são comemorados os 75 anos de fundação dessa instituição.
Segurança Vaticana: missão originada do Tratados de Latrão de 1929, desenvolvida com competência e paixão
Ao iniciar as palavras dirigidas aos Agentes, Francisco agradeceu a Deus pelos “75 anos de história da instituição e pelo trabalho de muitos homens e mulheres da Polícia Civil Italiana”.
O Papa recordou que na trilha do vínculo profundo existente entre a Santa Sé e a Itália, os Agentes “desempenharam, com competência e paixão, uma missão que tem origem no Tratado de Latrão de 1929”.
Historiando a origem da instituição, Francisco recordou os acordos oriundos do Tratado de Latrão “sancionaram o nascimento do Estado da Cidade do Vaticano tendo sido previsto um regime peculiar para a Praça São Pedro, com livre acesso para peregrinos e turistas e sob a supervisão das autoridades italianas”.
A Segurança Pública Vaticana: uma história luminosa na missão de servir a Itália e à Santa Sé
O Pontífice recordou que, realizando um recuo histórico, pode–se constatar “como a origem da Inspetoria de Segurança Pública Vaticana se insere num contexto de precariedade e emergência nacional, quando as forças políticas e sociais estavam comprometidas com a retomada democrática”.
Francisco lembrou aos presentes que em março de 1945 foi concretizado o projeto de autonomia e configuração jurídica a este serviço policial, quando, então, foi criado o Escritório Especial de Segurança Pública “São Pedro”.
“Desta forma, acentuou Francisco, o serviço que as forças policiais realizavam há muito tempo na Praça São Pedro e nos arredores do Vaticano se fortaleceu e tornou-se mais eficaz”. “O novo Escritório da Polícia Civil Italiana no Vaticano foi capaz de responder adequadamente às novas exigências e prestar um serviço importante tanto à Itália quanto à Santa Sé”.
O Papa concluiu, desejando que a Inspetoria de Segurança Pública Vaticana continue a trabalhar de acordo com sua história luminosa, sabendo extrair dela frutos novos e abundantes plenos de uma fé cristã viva e de valores humanos e espirituais. (JSG)
(Da Redação Gaudium Press, com informações e fotos Vatican News)
Deixe seu comentário