Dogmas do Primado de Pedro e Infalibilidade Papal completam 150 anos
Dogma: verdade de fé que a Igreja Católica ensina como reveladas por Deus, “de um modo que obriga o povo cristão a uma adesão irrevogável”.
Cidade do Vaticano (18/07/2020 16:01, Gaudium Press) O jornal da Santa Sé destaca em sua edição desta sexta-feira, o 150.º aniversário da aprovação dos dogmas do primado e da infalibilidade papal, durante o Concílio Vaticano I, em 18 de julho de 1870.
Na constituição “Pastor Bonus”, Pio IX define como dogma a Infalibilidade Pontifícia
A decisão foi tomada após a promulgação da constituição ‘Pastor Aeternus’, aprovada por unanimidade pelos 535 padres conciliares no último dia de uma assembleia magna que seria suspensa por causa da tomada de Roma por tropas italianas e da guerra franco-prussiana, que se iniciou no dia seguinte.
Na constituição ‘Pastor Aeternus’, Pio IX define como dogma que “o Romano Pontífice, quando fala ‘ex cathedra’, isto é, quando exerce o seu ministério supremo de Pastor e Doutor de todos os cristãos, em força do supremo poder apostólico define uma doutrina acerca da fé e dos costumes, vincula toda a Igreja”.
“Tais definições do Romano Pontífice são imutáveis por si mesmas e não pelo consenso da Igreja”, acrescenta o texto.
São João Paulo II explicou, em 1992, que este dogma se refere a um “campo doutrinal delimitado pela verdade da fé e da moral”, com termos que “manifestem claramente a sua intenção de definir uma certa verdade e pedir a adesão definitiva, à mesma, de todos os cristãos”.
O Primado de Pedro não é um “primado de honra”, define também Pio IX
Pio IX definiu ainda que, “com base nos testemunhos do Evangelho, o primado da jurisdição sobre toda a Igreja de Deus foi prometido e conferido ao beato Apóstolo Pedro por Cristo, o Senhor, de maneira imediata e direta”.
A proclamação dogmática sublinha que este não é apenas um “primado de honra”, apresentado São Pedro, o primeiro Papa, como “príncipe de todos os apóstolos e chefe visível de toda a Igreja militante”.
Dogmas na Igreja Católica
Os dogmas são verdades de fé que a Igreja Católica ensina como reveladas por Deus, “de um modo que obriga o povo cristão a uma adesão irrevogável”, como explica o Catecismo. (JSG)
Deixe seu comentário