Comissão Vaticana para a América Latina tem novo responsável
“Assistir as Igrejas na América Latina”, colaborar com instituições como o CELAM e a CLAR são funções e tarefas da Comissão.
Redação (04/07/2020 19:34, Gaudium Press) Julio César Caballero Moreno será o novo responsável da Pontifícia Comissão para a América Latina. Ele acaba de ser nomeado pelo Papa Francisco.
Até o último mês de março Caballero era o embaixador da Bolívia junto à Santa Sé.
O novo responsável pela Pontifícia Comissão para a América Latina nasceu em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.
É formado em Ciências da Comunicação e Ciências Jurídicas e Sociais.
Foi diretor executivo da Escola Internacional de Alta Gestão em 2012 e do Instituto Latino-Americano de Conhecimento em 2013.
Em 2015, foi o porta-voz oficial da visita do Papa Francisco à Bolívia.
Origem, direção e funções da Comissão para a América Latina
A Pontifícia Comissão para a América Latina nasceu em 1958, sob o pontificado do Papa Pio XII.
Atualmente esta Comissão é presidida pelo Cardeal Marc Ouellet, que também atua no Vaticano como prefeito da Congregação para os Bispos.
Este dicastério da Cúria Romana tem como principal função “assistir as Igrejas particulares da América Latina” e “dedicar-se ao estudo das questões que se referem à vida e desenvolvimento dessas Igrejas, especialmente para dar ajuda tanto aos Dícastérios da Cúria interessados em razão da sua competência, quanto às Igrejas mesmas na solução de tais questões”, conforme indicado pela Constituição Apostólica Pastor Bonus do Papa São João Paulo II.
Quais as tarefas da Comissão para a América Latina?
É tarefa da Comissão para a América Latina colaborar na coordenação com as instituições que, de uma maneira ou de outra, servem na América Latina, como o Conselho Episcopal da América Latina (CELAM) e sua Secretaria Geral;
com as conferências episcopais nacionais e outras instituições de ajuda na América Latina; com a Confederação Latino-Americana de Religiosos (CLAR);
e com instituições católicas internacionais e outras associações e movimentos que servem no continente. (JSG)
Deixe seu comentário