Corpus Christi: Arquidiocese de Niterói exibe “Tapetes Vituais”
A pandemia impediu manifestações exteriores no Corpus Christi, mas não as demonstrações de amor a Jesus Eucarístico, não fechou os corações que amam e adoram Jesus Sacramentado, ressuscitado e vivo para sempre.
Redação (12/06/2020 13:44, Gaudium Press) Mesmo tendo que ser observadas as restrições da quarentena do coronavírus, para homenagear o Corpo e o Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, a Arquidiocese de Niterói não esqueceu a tradição de preparar para a Festa de Corpus Christi os famosos “Tapetes de Corpus Christi”.
Santa Missa online, Tapete Virtual
O Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco, em nota distribuída à imprensa na manhã do dia da Festa, manifestou seu agradecimento a todos os que participaram da confecção das artes para o Tapete Virtual e reiterou que o ponto alto das comemorações do dia seria à tarde com a celebração da Santa Missa na Catedral, transmitida online.
Após a Santa Missa, houve uma procissão que seguiu da nave central da Catedral para a Capela do Santíssimo, onde houve a Adoração ao Santíssimo Sacramento.
Foi após a Adoração que o Setor de Comunicação exibiu o “Tapete Virtual”.
Festa de Corpus Christi sem as procissões em ruas enfeitadas com tapetes
Em seu comunicado, o Arcebispo lembrou que a “A festa de Corpus Christi recorda o mistério da Quinta-feira Santa” e que ela “foi instituída para adorar, agradecer e louvar a Jesus, presente no mistério da Eucaristia”.
Porém, Dom José Francisco salientou que, por causa do contexto criado pela pandemia, todas as manifestações e celebrações seriam realizadas através das redes sociais.
Inclusive, sublinhou o Arcebispo, “Estamos impossibilitados de realizar as procissões pelas ruas, enfeitadas com lindos tapetes de sal, muitos deles confeccionados durante a noite e na madrugada, como acontece na cidade de São Gonçalo onde se faz o maior tapete de sal da América Latina”.
A pandemia não tem o poder de entravar a generosidade dos corações que amam e adoram o Senhor
Todas as dificuldades da hora presente não levaram desânimo ao Arcebispo e aos fiéis.
Como forma de demonstrar o amor a Jesus Eucarístico, foi realizada a proposta do tapete virtual.
Assim, as pessoas enviaram para o site da Arquidiocese, os seus desenhos em homenagem a Jesus Eucarístico para serem divulgados no mesmo site, após a celebração da Eucaristia –“on line”–, na catedral de Niterói.
“A pandemia impediu as manifestações exteriores, mas jamais terá o poder de entravar a generosidade dos corações, que amam e adoram o Senhor sacramentado, ressuscitado e vivo para sempre”, reiterou o Arcebispo Metropolitano de Niterói. (JSG)
Deixe seu comentário