A Matriz Dourada no interior de todo homem
Redação (Segunda-feira, 26-09-2016, Gaudium Press) Para viver sem perecer neste agonizante mundo, que nos cerca, que busca rebaixar-nos ao nível de suas sórdidas temáticas, devemos encontrar essas “portas do céu” que nos falam de infinito, de Deus. Não há outra coisa que sossegue a sede de nossas almas, e que nos dê fortaleza para as lutas desta vida.
E talvez não seja tão complicado.
É reviver essa Matriz de maravilhoso, de fábula, de mística, de sonhar e do céu que todos temos em nossas almas.
No mais interior de nossos espíritos não existe somente a voz do que se chamou a Consciência. Também há algo que podemos chamar uma ‘Matriz Dourada’, que nos fala de bondade, de perfeição e de beleza. Sim, é como uma regra, é como um molde que está esperando para ser ocupado por algo perfeito, por algo sublime. Tem algo da consciência, mas cremos que é mais que a consciência.
É como uma ‘Fábrica de sonhos’ que nos diz, sim, como as coisas deveriam ser, mas também como poderiam ser melhores, como poderiam ser perfeitas. É uma ‘voz celestial’ que aí está, e que o pecado não chega a apagar completamente; que nos assinala, sim, que isso que fizemos não estava bem, mas diz mais, diz como isso que fizemos bem poderíamos ter feito de modo perfeito; é uma voz que nos narra como as coisas seriam se fossem perfeitas.
Respondemos de forma tosca e forte a alguém que não o merecia? A matriz diz que não fizemos bem, mas também nos poderia indicar como seria a forma perfeita em que nossas palavras deviam ter sido pronunciadas.
Essa ‘Matriz Dourada’, sim, é como um selo de Deus, que nos diz que esse quadro que temos na sala de casa é bonito, mas que há mais bonitos e que poderia ser quase celestial. É uma Matriz muito sensível à beleza: diante da beleza da ordem criada a Matriz vibra, se pode rejuvenescer. Essa Matriz sente a união indefectível entre a verdadeira beleza, a bondade e a verdade.
Essa Matriz é constantemente auxiliada pela graça de Deus.
Diante da beleza metafísica ou moral ou inclusive material, comumente o homem sente inveja, se sente constrangido, tudo fruto do pecado original. Mas também essa Matriz Dourada, auxiliada pela graça de Deus, se admira com a beleza, se encanta, e facilmente se pode reportar a um mundo dourado.
A Matriz Dourada nos diz como seria esse Fulano de Tal, esse cada um, perfeito, santo, sublime. É somente deixar falar sempre, sob o auxílio da graça de Deus, da oração, dos sacramentos. É somente deixar-se levar por ela.
Por Saúl Castiblanco
Traduzido por Emílio Portugal Coutinho
Deixe seu comentário