Em um sorvete de pistache com menta, pode haver reflexos do sangue de Cristo?
Redação (Segunda-feira, 29-05-2017, Gaudium Press) A resposta à pergunta do título é sim. Vejamos como.
Estava Plinio Corrêa de Oliveira com alguns amigos, visitando Veneza (1), no final da década de 80, quando decidiram ir à Ilha de Giudecca -quase um bairro periférico da grande cidade sobre as águas-, onde se pode degustar uns ‘gelatti’ de antologia. Um dos companheiros decidiu provar o sorvete de pistache com menta. Ao Dr. Plinio lhe pareceu agradabilíssima a combinação, considerando que os sabores eram muito harmônicos.
Ele encontrou analogias entre o sutil e o requintado sabor do sorvete, com a maravilhosa natureza do caminho que haviam percorrido de Florença à Veneza, e também com a vitalidade das crianças da Itália, e disse:
“Isso é assim porque houve gerações e gerações que de fato praticavam a virtude, o que de alguma maneira impregnou até as plantas”, afirmou Dr. Plinio.
As gerações praticaram a virtude, a virtude se manifestava em tudo, na forma como arrumavam um jardim ou um parque; na saúde das gerações que não se afundavam com os vícios mas que pelo contrário se fortaleciam por uma vida sã; na delicadeza e sutileza com a qual eram combinados dois sabores para dar um sorvete magnífico.
E entretanto, há várias formas de tomar um sorvete deste estilo, e queremos destacar dois. Uma, tomando com intemperança o prazer sensível que ele proporciona, ou buscando a fonte da qual ele emanou, que é o sangue de Jesus, que trouxe uma efusão vigorosa de graças ao mundo, das quais surgiram essas maravilhas da Civilização. Gente sã, vai criando nesta terra uma Civilização que parece o céu.
“Quão errônea era a atitude do espírito moderno ávido pelas delícias desprovidas deste raciocínio, posto que nega desta maneira a Paixão de Nosso Senhor e busca o gozo da vida como único fim”, ressalta Monsenhor João Clá.
Por Carlos Castro
Traduzido por Emílio Portugal Coutinho
____
(1) Todas as citações são de Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP. El Don de la Sabiduría en la Mente, Vida y Obra de Plinio Corrêa de Oliveira – La Plenitud: “Combatí el Buen Combate”. Tomo V Librería Editrice Vaticana. Heraldos del Evangelio. Lima 2017.
Deixe seu comentário