O mundo precisa de Deus celebrado, professado e testemunhado, diz o Papa
“A primeira condição para falar de Deus é falar com Deus, tornar-se cada vez mais homens de Deus, afirmou Bento XVI |
Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 24-05-2012, Gaudium Press) “O primeiro, verdadeiro e único dever permanece aquele de empenhar a vida por aquilo que vale e perdura, por aquilo que é realmente confiável, necessário e último”, isto é, transmitir Deus “celebrado, professado e testemunhado”, afirmou o Santo Padre aos bispos italianos recebidos hoje de manhã na audiência privada por ocasião da 64ª Assembleia Geral da Conferência Episcopal Italiana realizada em Roma de 21 a 25 de maio. O Santo Padre na proximidade do Ano da Fé falou no discurso sobre o tema da renovação da fé.
O dever de um bispo é aquele de “anunciar, de mostrar, de guiar ao encontro com Ele”, com Deus às pessoas que “inconscientemente” o buscam. Nesta missão, o ponto de partida, recordou o Papa, é a relação pessoal com Deus, desenvolvida principalmente através da Santa Missa. “A primeira condição para falar de Deus é falar com Deus, tornar-se cada vez mais homens de Deus, nutridos por uma intensa vida de oração e plasmados pela sua Graça”, salientou o pontífice.
Bento XVI almeja uma chave justa do aprofundamento e recepção do magistério da Igreja do Concílio Vaticano II, a “uma hermenêutica da continuidade e da reforma” para “oferecer uma resposta significativa às grandes transformações sociais e culturais” de hoje. O Papa observou que “não bastam novos métodos de anúncio evangélico ou de ação pastoral para fazer com que a proposta cristã possa encontrar maior acolhimento e compartilhamento”. O mundo precisa de Deus “celebrado, professado e testemunhado”.
“Não haverá um novo lançamento da ação missionária sem a renovação da qualidade da nossa fé e da nossa oração; não seremos capazes de conquistar os homens ao Evangelho se não voltando a nós mesmos, em primeiro lugar, a uma profunda experiência de Deus”, explicou o Santo Padre convidando a nos deixar “encontrar e aferrar Deus, para ajudar todas as pessoas que encontramos a ser alcançada pela Verdade”.
O encontro do Papa com os bispos italianos terminou com uma oração ao Espírito Santo na proximidade de Pentecostes que será celebrada daqui a dois dias. A Assembleia Geral da Conferência Episcopal Italiana aconteceu sob o tema “Os adultos na comunidade: maduros na fé e testemunhas da humanidade”. (AA/JS)
Deixe seu comentário