Papa Francisco toma posse da Diocese de Roma
Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 05-04-2013, Gaudium Press) – Domingo, 7 de abril, o Papa Francisco tomará posse da Sé Romana, como Bispo de Roma que é. A Cátedra do Bispo de Roma é a histórica Basílica de São João de Latrão.
Sonia Trujillo |
O Santo Padre celebrará a Eucaristia e terá como concelebrantes o Vigário de Roma, Card. Agostino Vallini, o Vigário emérito, Card. Camillo Ruini, o conselho episcopal da diocese e o conselho dos párocos prefeitos.
Os Sacerdotes de Roma e os alunos dos Seminários romano maior e menor, do “Redemptoris Mater”, do Colégio Capranica e os oblatos de Nossa Senhora do Divino Amor também estarão presente.
A comunhão deverá ser distribuída por 75 diáconos permanentes. O Coral da Diocese de Roma se encarregará dos cânticos.
A posse, propriamente dita, da Cátedra acontecerá antes da Missa, ocasião em que o Bispo de Roma receberá de representantes da diocese romana manifestação de obediência e filial devoção ao próprio bispo.
Justificativa Histórica
Pelo Novo Testamento sabemos que o Apóstolo São Pedro, vindo de sua primeira sede, a Antioquia, foi para sua sede definitiva: Roma. Ali ele sofreu o martírio e, com ele a sede de Roma tornou-se definitiva para o Apóstolo e ficou ligada para sempre sua sucessão na Cidade Eterna.
Na carta de Santo Inácio de Antioquia aos Romanos, ele refere-se à Igreja de Roma como “Àquela que preside no amor”. Amor, na Igreja antiga, era a palavra que para designar o agape, e referia-se ao mistério da Eucaristia, a comunhão, a ceia.
A Cátedra é símbolo do poder de ensinamento, magisterial, discente, que é um poder de obediência e de serviço, para que a Palavra de Deus possa resplandecer entre os fiéis. ‘Catedral’ designa o edifício onde está presente esta Cátedra, cadeira, que tem o poder de ensinar.
A Sé Catedral da Diocese de Roma é a Basílica de São João de Latrão. Sua construção ocorreu entre os anos 314 e 335. (JS)
Deixe seu comentário