Gaudium news > A harmonia é uma virtude que anda meio esquecida, diz o Papa em Missa na Casa Santa Marta

A harmonia é uma virtude que anda meio esquecida, diz o Papa em Missa na Casa Santa Marta

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 09-04-2013, Gaudium Press) – Na Missa que o Papa Francisco celebrou hoje na capela da Casa Santa Marta, estavam presente funcionários do Plano de Assistência de Saúde e do Governo central do Vaticano.

papa_francisco.jpg
Foto: Gustavo Kralj – Gaudium Press

Tornou-se habitual essa celebração diária do Pontífice e nela sempre ele diz algumas palavras para os presentes à guiza de homilia. Hoje o Papa pediu ao Espírito Santo paz para as comunidades cristãs e que ensine os fiéis a serem ‘pacíficos’ e a ‘não falarem mal dos outros’.

O Papa Francisco inspirou-se nas leituras de hoje citando o diálogo entre Jesus e Nicodemos. Nicodemos não entendia como o homem possa “nascer de novo” e Papa ensinou que “nascer de novo” significa nascer do Espírito Santo. Segundo suas palavras, o que “nascer de novo” indica “é a vida nova que recebemos no Batismo!”

Esta vida, afirmou o Pontífice, no entanto, deve ser desenvolvida, pois “não vem automaticamente”: “É um caminho difícil porque depende principalmente do Espírito, mas também de nossa capacidade de nos abrirmos a seu sopro”.

Desenvolvendo sua homilia, disse o Papa: “Os primeiros cristãos viviam na unidade, num só coração e alma… no amor mútuo”, e o aspecto da “harmonia na comunidade”, é uma virtude que anda “meio esquecida”.

O que é ser pacífico? O Papa Francisco respondeu dizendo que o primeiro inimigo deste comportamento é a maledicência. Falar mal dos outros, criticar indevidamente “é tentação do maligno, que não quer que o Espírito traga paz e harmonia às comunidades cristãs”. “Esta luta existe sempre e em todos os lugares: nas paróquias, famílias, bairros, entre amigos… mas esta não é vida nova”, disse ele. (JS)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas