Gaudium news > Dom John Tong Hon, será o primeiro Cardeal Chinês a participar de um Conclave

Dom John Tong Hon, será o primeiro Cardeal Chinês a participar de um Conclave

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 19-02-2013, Gaudium Press) O Cardeal John Tong Hon, Arcebispo de Hong Kong, será o primeiro chinês a participar de um Conclave.

O purpurado estará entre os 117 eleitores que se reunirão na Capela Sixtina, no Vaticano, para eleger um novo representante de Nosso Senhor Jesus Cristo na terra.

john_tong_hon.jpg

John Tong Hon “é um religioso muito apreciado e confiável do ponto de vista da fé e um incansável defensor da liberdade religiosa”, afirmou o diretor do Asia News, Padre Bernarde Cervellera.

Foi justamente Bento XVI quem criou Dom John Tong Cardeal, que “com tom educado e sem perder a compostura, nunca deixa de defender e de reafirmar as prerrogativas da Igreja”, continuou o sacerdote.

Quando foi consagrado Arcebispo, Dom John Tong declarou que “a situação atual na China está muito distante do ideal”. No país há uma divisão entre a Igreja patriota, fiel ao governo, e a “subterrânea”, fiel ao Papa e submetida aos poucos a perseguições e violência, apesar dos esforços que Bento XVI tem feito nos últimos anos para chegar a um acordo.

Para o Padre Federico Lombardi, porta voz do Vaticano, “é uma riqueza, no âmbito do Colégio Cardinalício, a experiência de um asiático como ele. Será bem-vindo por parte de todos os Cardeais, que escutarão com atenção sua contribuição”.

John Tong Hon nasceu en Hong Kong no dia 31 de julho de 1939 de pais não católicos, e foi o primero de três filhos. Quando tinha dois anos, os japoneses invadiram Hong Kong e sua família se mudou para Macan (povoado natal de sua mãe). Pouco tempo depois, para garantir sua segurança, seus pais o enviaram para a casa de sua avó paterna na província de Guangdong, na China Popular, onde residiu até os seis anos. Desde seu regresso a Hong Kong, viveu no seminário, onde aprendeu Teologia e Filosofia Chinesa, matéria que estudou na Universidade chinesa de Roma. Em 1979, o Bispo Wu o designou chefe do Centro de Estudos Espírito Santo, o centro de investigação principal da Igreja Católica na China. Em 1992, o Cardeal Wu o nomeou como um de seus vigários gerais. João Paulo II o nomeou Bispo auxiliar de Hong Kong em dezembro de 1996. Depois o Papa Bento XVI lhe nomeou Bispo Coadjuntor em janeiro de 2008, e Bispo em 15 de abril de 2009. No consistório de fevereiro do ano passado Bento XVI o criou Cardeal. (EPC)

Com informações do Vatican Insider.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas