Atualizada pelo Papa as normas para o Conclave
Cidade do Vaticano – (Terça-feira, 26-02-203, Gaudium Press) – Bento XVI assinou, no sábado, uma Carta Apostólica em forma de ‘Motu Proprio’ onde são introduzidas modificação na lei que regula o período da Sede Vacante. Essas modificações atendem às necessidades de ajustes peculiares à situação de uma renuncia Papal.
As modificações trazidas pelo documento assinado pelo Papa permitem aos cardeais, por exemplo, antecipar a data de início do Conclave, desde que estejam presente todos os eleitores.
A propósito do documento, o vice camerlengo, Dom Pier Luigi Celeta, afirmou: “O Motu Proprio conserva a indicação dos quinze dias para o Colégio de Cardeais, a todos os cardeais concede-se a faculdade de antecipar a data do início do Conclave, se houver a presença de todos os cardeais eleitores”.
O Conclave só podia ser iniciado depois de 15 dias da morte ou renuncia do Papa. A partir de agora, assim que a renuncia entrar em vigor, os cardeais começarão a reunir-se diariamente para debater sobre a situação da Igreja e decidir a data do início do Conclave.
O porta voz do Vaticano Padre Federico Lombardi, ainda sobre esse tema disse:
“É necessário que (os cardeais) sejam convocados para a Congregação Geral, e provavelmente não a decidam na primeira reunião. Eu creio que teremos que esperar alguns dias , os primeiros dias de março, antes de se ter a decisão formal”.
Outras mudanças que o Papa introduziu nas normas da Sede Vacante referem-se à pena para os que trabalham direta ou indiretamente no Conclave e revelem situações ou detalhes dos resultados dele. Também foram contemplados no Motu Proprio ajustes sobre a cerimônia de inicio do Conclave e sobre o escrutínio que evitam a possibilidade de haver alguma confusão interpretativa.
Por sua vez o Secretario de Estado Cardeal Tarcísio Bertone, Camerlengo no período de Sede Vacante, dentro do ambiente surgido nesses dias que antecedem a oficialização da Sede Vacante escreveu uma mensagem aos mosteiros de vida contemplativa pedindo que seus membros rezem fervorosamente durante este tempo especial para a Igreja. (JS)
Com informações Rome Reports
Deixe seu comentário