Gaudium news > Bento XVI promete reverência e obediência ao próximo Papa

Bento XVI promete reverência e obediência ao próximo Papa

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 28-02-2013, Gaudium Press) Na manhã desta quinta-feira, 28, o Santo Padre Bento XVI reuniu-se com os Cardeais presentes no Vaticano.

O encontro, que marca a despedida do pontífice em seu último dia à frente da Igreja, ocorreu na Sala Clementina.

benedicto_xvi.jpg

Recordando sua declaração na última quarta-feira na Praça de São Pedro, Bento XVI manifestou seu agradecimento pela solidariedade e comunhão com todo o Colégio Cardinalício. “Nesses oito anos, vivemos com fé momentos belíssimos de luz radiosa no caminho da Igreja, junto a momentos em que algumas nuvens se adensaram no céu. Buscamos servir Cristo e a sua Igreja com amor profundo e total. Doamos a esperança que nos vem de Cristo e que é a única capaz de iluminar o caminho. Juntos, podemos agradecer ao Senhor que nos fez crescer na comunhão. Juntos, podemos pedir para que nos ajude a crescer ainda nessa unidade profunda, de modo que o Colégio dos Cardeais seja como uma orquestra, onde as diversidades, expressão da Igreja universal, concorrem à superior e concorde harmonia.”

O Papa explicou que a “Igreja não é uma instituição excogitada, mas uma realidade viva. Ela vive do decorrer do tempo, transformando-se, mas em sua natureza permanece sempre a mesma. O seu coração é Cristo”.

A última audiência geral deixou vivas impressões em Bento XVI, que afirmou sentir naquela ocasião como “a Igreja é um corpo vivo, animado pelo Espírito Santo, e vive realmente da força de Deus. Ela está no mundo, apesar de não ser do mundo. É de Deus, de Cristo, do Espírito Santo e nós o vimos ontem”.

“A Igreja se desperta no ânimo das pessoas. A Igreja vive, cresce e se desperta nos ânimos que, como a Virgem Maria, acolhem a palavra de Deus e a concebem por obra do Espírito Santo. Oferecem a Deus a própria carne e o próprio trabalho em sua pobreza e humildade, se tornando capazes de gerar Cristo hoje no mundo”, ensinou.

Bento XVI concluiu sua mensagem aos Cardeais convidando os purpurados a se manterem unidos na oração, em particular nas Celebrações Eucarísticas, servindo dessa forma a Igreja e toda a humanidade. “Antes de saudá-los pessoalmente, desejo dizer que continuarei próximo com a oração, especialmente nos próximos dias, para que sejais plenamente dóceis à ação do Espírito Santo na eleição do novo Papa. Que o Senhor vos mostre quem Ele quer. E entre vós, entre o Colégio dos cardeais, está também o futuro Papa, ao qual já hoje prometo a minha incondicionada reverência e obediência.” (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas