Salesianos celebram o 80º aniversário da Canonização de São João Bosco
Roma – Itália (Sexta-feira, 04-04-2014, Gaudium Press) “Dom Bosco e o seu sistema educativo fazem parte da identidade salesiana, mas não são de nossa exclusiva propriedade, não são ‘coisa nossa’. Dom Bosco não é apenas o santo dos Salesianos, mas o santo da Igreja, assim como seu Sistema Preventivo”, assinalou o Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, o Cardeal salesiano Angelo Amato, durante a Santa Missa presidida na última terça-feira, 1º de abril, em Roma, por ocasião do 80º aniversário da Canonização de São João Bosco.
Era um Domingo de Páscoa, 1º de abril de 1934, quando o fundador da Congregação Salesiana, foi declarado oficialmente Santo pelo Papa Pio XI. Naquela ocasião, uma multidão de fiéis lotou a Praça de São Pedro para celebrar o então novo Santo. Oitenta anos depois, a Igreja celebra novamente este evento, desta vez com uma Celebração Eucarística que teve lugar no âmbito do 27º Capítulo Geral dos Salesianos que se desenvolve por estes dias na Cidade Eterna.
Um evento que é um ponto de referência para que existam mais testemunhas da santidade dentro da Família Salesiana, tal como o Cardeal Amato durante a Santa Missa: “não são poucos os salesianos já beatos e veneráveis (…). Precisamos de milagres para que possamos proceder à sua beatificação e canonização. Esta é a tarefa que estes nossos Servos de Deus confiam a todos nós: peçamos sua intercessão a fim de proceder a beatificação e canonização”.
Em outro momento, o purpurado se referiu à bondade de um carisma na Igreja que se mede precisamente pela santidade que floresce e o bem que dão dia após dia os consagrados. “Para nós o gesto de cura de Jesus é (…) ao mesmo tempo, também no gesto de sua mão, que levanta os jovens do desânimo e da tristeza, para devolver a esperança, a confiança e o futuro”, continuou o Cardeal Amato após comentar o episódio da cura do paralítico no Evangelho do dia.
Junto ao Cardeal concelebraram a Santa Missa o Padre Ángel Fernández Artime, novo Reitor-Mor dos Salesianos e 10º sucessor de Dom Bosco, e o Padre Pascual Chávez, 9º sucessor do fundador da Família Salesiana. (GPE/EPC)





Deixe seu comentário