Gaudium news > Cardeal Vietnamita pode ser beatificado

Cardeal Vietnamita pode ser beatificado

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 04-06-2013, Gaudium Press) – Deve ser encerrado no próximo dia 05 de julho a fase diocesana do processo de beatificação do Cardeal vietnamita Dom François Xavier Nguyên Van Thuân. francois_xavier_nguyen_van_thuan_cardeal.jpg

Está programada para o dia seguinte, 06 de julho, uma celebração Eucarística em ação de graças na Igreja Santa Maria della Scala, em Roma.

O Cardeal Nguyên Van Thuân, que nasceu em 17 de abril de 1928 em Huê, no Vietnâ e faleceu em 16 de setembro de 2002.

Ele era bispo de Thrang, quando em 1967, poucos dias após a sua nomeação, a cidade de Saigon foi ocupada pelos comunistas do Vietnã do Norte, liderados por Ho Chi Minn.

Sendo parente do presidente Ngo Dinh Diem, era muito visado pelos comunistas.

Em 1975 Dom Van Thuân foi preso e mantido a pão e água. Mesmo sendo assim torturado pode escrever em sua cela uma série de menagens para os fiéis de sua comunidade. Estas mensagens foram compiladas e transformadas em um livro para o qual foi dado o título de “O caminho da esperança”.

Do presídio em que se encontrava em Saigon, foi transferido, preso a correntes, para outra masmorra em Nha Trang.

Deste cárcere ele foi enviado para um campo de “reeducação” em Vihn Quang. Apesar das torturas físicas e psicológicas a que foi submetido, as autoridades comunistas não estavam ainda satisfeitas: ele foi enviado para um lugar de isolamento e ali deveria ser confinado por 9 anos.

Ele não tinha uma bíblia ou outro livro religioso ao seu alcance. Então, ele recolhia todo papel que encontrasse e ali escreveu 300 frases do Evangelho que ele tinha conseguido guardar na memória. Com elas fez um livro.

Em 21 de novembro de 1988 ele deixou a prisão.

Em 1994 foi indicado para o cargo de Vice-presidente do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, do qual, quatro anos mais tarde, tornou-se presidente. (JSG)

Com informações Rádio Vaticano

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas