"A Igreja não os abandona!", diz Santo Padre ao povo sírio
Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 05-06-2013, Gaudium Press) – “Eu, pessoalmente, me preocupo com o destino da população síria. Diante do perdurar das violências e da opressão, renovo com força o meu apelo à paz.” Foram palavras do Papa Francisco que se reuniu na manhã de hoje com representantes de organizações católicas de caridade que trabalham na Síria.
A reunião, organizada pelo Pontifício Conselho Cor Unum, foi solicitada pelo próprio Papa para ser feita uma análise da situação na Síria e poder dar prosseguimento de modo mais eficaz aos trabalhos das entidades católicas em prol da população do país.
O Papa lembrou a preocupação da Santa Sé com a crise desde que ela eclodiu e as atitudes realizadas e apelos feitos em prol da Síria, ainda pelo Papa Bento XVI.
A Igreja, disse Francisco, sente-se chamada a dar testemunho humilde, mas concreto e eficaz, da caridade que aprendeu de Cristo, Bom Samaritano: “Não podemos nos eximir, justamente nas situações de maior dor!”, disse ele, pedindo que a ação das entidades caritativas seja precisa e coordenada.
As obras de caridade são o modo mais direto para oferecer uma contribuição para a pacificação, disse o Papa, e o esforço da Santa Sé caminha no sentido de construir um futuro de paz para a Síria.
O Pontífice solicitou às comunidades que, além das iniciativas diplomáticas, favoreça também com ajuda humanitária para os deslocados e os refugiados sírios. Que o bem da pessoa e sua dignidade sejam a prioridade, pediu o Santo Padre.
O Papa Francisco dirigiu seu pensamento também às comunidades cristãs que habitam a Síria e todo o Oriente Médio: “Elas têm a grande tarefa de continuar a tornar presente o Cristianismo na região onde nasceu”.
E, para concluir,o Santo Padre disse:
“Vocês aqui presentes sejam o instrumento para dizer ao querido povo sírio e de todo o Oriente Médio que o Papa os acompanha e lhes é próximo. A Igreja não os abandona!” (JSG)
Deixe seu comentário