Sacerdote brasileiro será o novo responsável pelas Jornadas Mundiais da Juventude
Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 28-10-2013, Gaudium Press) O Padre João Chagas foi eleito oficialmente o novo responsável da Seção jovens do Pontifício Conselho para os Leigos e será o responsável por organizar e realizar as próximas Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ).
O sacerdote brasileiro substituirá o Padre Eric Jacquinet, que prestou serviços ao dicastério entre os anos de 2008 e 2013, este último, marcado pela Jornada Mundial da Juventude, que contou com a presença do Papa Francisco, em julho, no Rio de Janeiro
Ordenado em 2001, Padre Chagas é oriundo de Fortaleza, capital do Ceará, e iniciou sua colaboração para com os jovens do dicastério durante as vésperas da JMJ no Brasil.
Padre João adquiriu experiência em nível internacional junto à Comunidade Católica Shalom, associação internacional de fiéis reconhecida pelo Pontifício Conselho para os Leigos.
O brasileiro chegou a Roma para estudar na Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino (Angelicum), após anos de estudos filosóficos em Fortaleza.
Depois de um período de três anos no Brasil, voltou a Roma para estudar Teologia Espiritual no Pontifício Instituto de Espiritualidade Teresianum, onde atualmente, prossegue seus estudos.
Padre João fez parte do Conselho Geral da Comunidade Shalom, e há dez anos, é seu assistente, promovendo atividades em diversos países da América Latina, África e Ásia.
O sacerdote, com o passar do tempo, acumulou experiências através dos trabalhos exercidos nas pastorais jovem, vocacional, nas catequeses para jovens e adultos e animação litúrgica, bem como na realização de grandes eventos; além da coordenação dos jovens da Comunidade Shalom durante as JMJ de Roma, Toronto, Colônia, Sydney e Madri.
Em Roma, foi por muito tempo colaborador do Centro Internacional Jovem São Lourenço.
Padre João também viveu a experiência paroquial entre 2007 e 2011, na Paróquia de Santa Ana, na Diocese de Civita Castellana, localizada na região do Lácio, na Itália. (LMI)




Deixe seu comentário