Gaudium news > A Igreja é comunhão com Deus, diz Santo Padre

A Igreja é comunhão com Deus, diz Santo Padre

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 30-10-2013, Gaudium Press) Mais de 50 mil pessoas, entre peregrinos e fiéis vindos de várias partes do mundo, estiveram presentes na manhã desta quarta-feira, 30, em Roma, para acompanhar a Audiência Geral presidida pelo Papa Francisco.

papa_francisco.jpg

Continuando suas reflexões semanais sobre o Credo, o Papa discorreu sobre uma das realidades mais bonitas da nossa Fé, que é a “comunhão dos Santos”.

O Catecismo da Igreja Católica ensina que, através desta expressão, duas realidades são estendidas: a comunhão com os objetos santos e a comunhão entre as pessoas santas.

O Papa afirmou que a comunhão entre as pessoas santas é uma das verdades mais consoladoras da nossa Fé, pois nos recorda que não estamos sozinhos, já que existe uma comunhão de vida, nascida a partir da Fé, entre todos aqueles que pertencem a Cristo.

De acordo com o Santo Padre, o evangelho de São João nos mostra que, Jesus rezou ao Pai pela comunhão entre os discípulos, “para que todos sejam um como tu. Pai, estás em mim e eu em ti e para que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste”.

“A Igreja, na sua verdade mais profunda, é comunhão com Deus, comunhão de amor com Cristo e com o Pai no Espírito Santo, que se prolonga em uma comunhão fraterna. Esta relação entre Jesus e o Pai é a ‘matriz’ do elo de união entre os cristãos: se estivermos intimamente inseridos nesta ‘matriz’, nesta fornalha ardente de amor, que é a Trindade”.

Ainda segundo o Pontífice, o amor de Deus consome os nossos egoísmos, os nossos preconceitos, as nossas divisões interiores e exteriores, pois, através do sentimento recíproco de fraternidade entre os irmãos, a experiência da comunhão fraterna nos conduz à comunhão com Deus.

O Papa Francisco alertou os presentes que, nos momentos mais difíceis, precisamos confiar na ajuda de Deus, por meio da oração filial e da humildade em abrir-se aos outros, pois, na comunhão dos santos, somos uma grande família, onde todos os componentes se ajudam.

“A comunhão dos santos vai além da vida terrena, vai além da morte e dura para sempre. A comunhão espiritual, que nasce do Batismo, não é interrompida pela morte, mas, graças à Ressurreição de Cristo, encontra a sua plenitude na vida eterna”, ressaltou.

Concluindo sua Catequese semanal, o Santo Padre exortou os fiéis a redescobrirem a beleza da Fé na Comunhão dos Santos.

No final da Audiência Geral, o Papa proferiu sua Benção Apostólica:

“Daqui a alguns dias, celebraremos a solenidade de Todos os Santos e a comemoração dos Fiéis Defuntos. Possa a Fé na comunhão dos santos lhes animar a encomendar a Deus, sobretudo na Eucaristia, seus familiares, amigos e conhecidos falecidos, sentindo a proximidade deles na grande companhia espiritual da Igreja. Que Deus os abençoe!”. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas