@Pontifex, a escolha perspicaz de Bento XVI
Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 11-12-2013, Gaudium Press) Há um ano atrás, o então Papa Bento XVI criava a sua conta no Twitter, intitulada “@Pontifex”, sendo considerado um grande evento de alcança mundial, colocando em evidência o compromisso da Igreja no Anúncio do Evangelho através das redes sociais.
Hoje, a conta que possui mais de 11 milhões de seguidores, em nove línguas diferentes, está nas mãos do Pontífice eleito em março deste ano, o Papa Francisco.
Entrevistado pela Rádio Vaticano, o presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli, afirmou que, desde quando o Santo Padre lançou seu primeiro tuite, ele tinha plena consciência da importância daquele momento.
Dom Celli confessou que naquele dia, disse ao Papa o seguinte: “‘Santo Padre, no momento em que lançava seu primeiro tuite, pensei naquilo que fez o seu predecessor, Pio XI, quando pela primeira vez lançava sua mensagem através da Rádio Vaticano’. E o Papa olhou para mim sorrindo e me disse: ‘Sabe que também eu pensei nisso?'”
O presidente do Pontifício Conselho das Comunicações acredita que a decisão tomada por Bento XVI foi perspicaz para os dias de hoje. “O que mais nos interessa é que ao menos 60 milhões de pessoas, através do ato de “retuitar”, recebem uma palavra do Papa”, ressaltou.
Sobre a contribuição que a conta “@Pontifex” está proporcionando para a evangelização no chamado “continente digital”, Dom Celli esclareceu que neste continente, “a Palavra de Jesus deve ressoar”, pois “devemos assumir uma dimensão missionária”, de forma que “esta Palavra ressoe”.
“Creio que o grande desafio para nós, hoje, é anunciar o Evangelho com uma linguagem que os homens e as mulheres de hoje possam compreender. Na Exortação apostólica, o Papa Francisco dedica muitas páginas e reflexões ao tema da linguagem, porque o grande risco é que a própria mensagem possa ser distorcida”, concluiu. (LMI)





Deixe seu comentário